terça-feira, 14 de julho de 2009

Sensei Enoeda

Sensei Keinosuke Enoeda
Hoje tive a grande honra de receber este texto do meu amigo Sensei Ilharco. Tenho o privilégio de o poder colocar no blog, pois é um importante documento sobre um dos grandes mestres de karaté, escrito por outro grande instrutor. Sensei Ilharco, muito obrigado por partilhar connosco os seus sentimentos!
.
Terminada mais uma época desportiva de karateca e iniciando um pequeno período de repouso e meditação (o fortalecimento do espírito também é necessário), dei comigo a recordar o passado.
Como não podia deixar de ser, veio-me à memória as pessoas que mais influenciaram a minha vida. Entre elas, recordei um grande Homem que inspirou gerações de praticantes de karaté, ensinando-lhes os seus mais elevados elementos.
Sensei Keinosuke Enoeda.
Embora recorde sempre Sensei Enoeda como um karateca formidável, que não tinha rival em termos técnicos, com uma energia vibrante e um carisma puro que chamava imediatamente toda a atenção sobre si pela sua presença e pelo seu poder, recordo-o principalmente pela sua maneira de ver a vida e o seu modo de nos transmitir as suas ideias.
Não ensinava, ajudava-nos a aprender.
Fazia-nos pensar e não decorar as técnicas.
Fazia-nos sentir e amar o que ele tanto amava.
Após os estágios, ficava-mos vários dias a pensar nos seus ensinamentos. Recordo com saudade os seus estágios aos quais todos acorríamos com entusiasmo.
Repouse em paz SENSEI, deixou cá muitas saudades.
Para terminar, o que posso dizer a quem lhe queira fazer um tributo é… lembre-se sempre do que ele lhe ensinou, e continue o seu ensinamento com uma atitude correcta.

4 comentários:

  1. Sim senhor, era eu bem pequeno e ouvia falar dele, julgo mesmo que tive num ou outro estágio com este Sensei, se não estou em erro. Sempre ouvi dizer que Sensei Enoeda era um excelente karateca, transmitindo muita energia e da boa pois transmitia-a de forma exemplar juntamente com os seus ensinamentos! Só tenho pena de não ter nascido mais cedo.
    OSS.

    ResponderEliminar
  2. Tive o prazer participar em estágios com o Sensei Enoeda. Em 2000, em Gondomar graduou-me em shodan.
    Por falta de conhecimentos de karaté nunca soube aproveitar toda a informação que o Sensei transmitia.
    Tornou a Inglaterra numa das principais potências do karaté mundial.

    ResponderEliminar
  3. Hi, The image you have downloaded of Sensei Enoeda from Flickr is my copyright, I am happy for you to use it but please acknowlegde © Bernard Rose

    Regards

    Bernard Rose

    ResponderEliminar
  4. Could you please acknowledge my image of Sensei which you downloaded without permission from my flickr site
    © Bernard Rose

    ResponderEliminar