sexta-feira, 24 de julho de 2009

Associações de Karaté

Alguns dos instrutores da ASKP

Actualmente, em Portugal, devem existir mais de 100 associações de karaté!

Nascem parecem cogumelos! A moda parece que pegou e hoje em dia é vulgar um instrutor chatear-se com os colegas, conselho técnico ou dirigente e abrir uma associação.

Eu acho que esse é o caminho mais fácil, ser dono do próprio nariz, não ter de prestar contas a ninguém, fazer o que lhe apetece, marcar as actividades ao seu gosto, etc. E depois são os galos da capoeira e rodeiam-se de frangotes que não sabem nada de karaté e moldam-lhes a cabeça… Fazendo-os acreditar serem os melhores do mundo!... Mais ainda, mentem-lhes e fazem-nos crer que os outros não prestam, são maus, sem valor…

Mas será correcto? Definitivamente não! O caminho mais fácil não nos leva a lado nenhum e, como tudo na vida, temos de combater juntos e caminhar em grupo.

Mas para que serve uma associação? Claro, para ajudar e defender os associados! Mas isso passa-se na maioria delas? Pois é, não! Elas servem o chefe, o boss, o galo… Em muitos casos recolhe os dividendos, coloca-os no bolso e lamenta-se aos demais que o dinheiro não chega! Então e os associados? São manipulados à bruta, pagam as quotas e ai de quem reclame! Na minha opinião essas colectividades deviam ter o nome de uma empresa, pois visam dar lucros a uma pessoa…

E a direcção dessas associações? Geralmente são praticantes ou instrutores facilmente manipulados e que fazem tudo ao jeito do instrutor-chefe.

Eu pertenço à ASKP, dela posso e vou falar. Sabem que todos anos envia, com tudo pago, instrutores ao Japão para ali treinarem uma semana no Honbo Dojo. Subsidia instrutores nos cursos de treinadores da federação nacional, nos cursos da arbitragem da federação e liga de shotokan. Subsidia competidores e árbitros nas provas internacionais. Ministra ao longo da época aulas de instrutores a custo zero. Suporta os custos de instrução dos estágios regionais e os lucros são para os centros que organizam. Estas são, entre outras, algumas acções destinadas aos associados.

Agora pergunto, até porque todos nós conhecemos algumas associações por aí, todas fazem isso? Algumas fazem, outras nem por isso…

Felizmente muitos de nós estão acordar e a começar a questionar…

Sem comentários:

Enviar um comentário