domingo, 12 de julho de 2009

Bubishi

Uma das figuras do livro

Bubishi é um livro de artes marciais, escrito em chinês. Bu – militar, bi – preparação e shi – registo, então, podemos traduzir para “Manual de preparação militar”.
Considerado como a bíblia das artes marciais, desenvolvido a partir do kempo chinês, do estilo garça branca, por autor desconhecido e escrito em local incerto, tem sido objecto de estudo por parte das mais importantes figuras do karaté.
Nele constam ensinamentos práticos de combate, de preparação física, códigos éticos marciais, estratégia, pontos vitais, medicina tradicional chinesa e técnicas letais para o combate.
Durante algum tempo, este documento foi copiado pelos alunos mais confiáveis e guardado em segredo, presumindo-se ser uma das razões pela qual não se conhecem pormenores do seu autor e percurso efectuado até chegar ao Japão.
Uma das teorias aponta para a chegada dos textos a Okinawa pela mão de Mestre Matsumura Sokon e difundido pelo Mestre Itosu Anku (mestre do Sensei Funakoshi). Os criadores dos principais estilos de karaté, Mabuni Kenwa (shito ryu), Chojun Miyagi (Goju ryu), Gogen Yamaguchi (Goju kai) e Gichin Funakoshi (Shotokan), também terão feitos cópias e transcreveram partes dos textos nas suas obras.
Esta valiosíssima obra tem um capítulo com ilustrações de dois lutadores a aplicarem técnicas, outro sobre medicina tradicional chinesa (acupunctura, cura de doenças e ferimentos), kyusho (ou uma forma primária, onde ensina a provocar problemas respiratórios, inconsciência, paralisia e morte) e até katas.
Devido ao desaparecimento e transformação de alguns caracteres chineses não foi possível traduzir parte de textos, perdendo-se muita informação.

Sem comentários:

Enviar um comentário