sexta-feira, 10 de julho de 2009

JKA




É bem certo que associações de karaté há muitas, mas haverá alguma semelhante à JKA? Na minha opinião, não! Impossível!
Há imitações, cópias, reproduções, réplicas, mas não passam disso mesmo...
Há homens que vão fugir eternamente da verdade, outros nunca vão ter a coragem de aceitar a realidade, muitos vão continuar a viver de ilusões... Por incrível que pareça, e a saberem onde está o karaté real, vão continuar andar na folhagem, quando podiam mergulhar nas raízes e conhecer o verdadeiro KaratéDo.
Hoje descobri, por mero acaso, este vídeo. Ao ver algumas imagens fiquei arrepiado e senti uma nostalgia e saudade enorme...
Estou certo de uma coisa, durante muitos mais anos o Hombo Dojo da JKA vai continuar, como o sempre fez, a formar os melhores mestres de Shotokan do mundo! É, sem sombra de dúvida, a melhor escola de karaté! Lá o treino está acima de tudo, não há espaço para mentiras, enganos e maus entendidos!
Podem-me dizer o que quiserem, mas JKA há só uma!
Por favor, não se enganem a vocês próprios.

2 comentários:

  1. Olá Jordão,

    Ao ver o teu artigo sobre a JKA, não consegui resistir a deixar o meu comentário.
    Tenho uma opinião um pouco diferente no que diz respeito, não à JKA, mas relativamente a outras organizações.
    No meu entender, o Karate é feito por Homens, por pessoas, e as organização não são mais do que isso, instituições onde se encontram grupos de pessoas que partilham das mesmas opiniões e formas de se organizar e gerir a sua "casa".
    Não tenho quaisquer dúvidas quanto à autenticidade do Karate da JKA, mas também acredito que se pratique Karate com a mesma qualidade noutras organizações.
    No video que mostras vemos mestres como, Nishiyama, Kanazawa, Asai, Shirai, Kase, Kagawa, Yahara, entre outros... todos Karatecas fantásticos que, como sabemos, sairam do berço do Karate, a JKA, mas o facto de terem deixado a JKA não siginifica que se tenham tornado inferiores, apenas tinham opiniões e ideais diferentes e preferiram seguir o seu próprio rumo, mas isso faz parte da natureza humana, senão seriamos todos do Benfica.
    O Sensei Nakayama teria ficado triste ao ver que hoje os seus discipulos já não se encontram unidos, mas ele continuaria a admirar e a acreditar nos valores e qualidade de cada um deles.
    É natural que na JKA se encontre um maior número de grandes mestres e tenho a certeza que tendo todos esses mestres à tua volta não estarás certamente a seguir nenhum caminho errado, mas também acredito que é possivel encontrar o verdadeiro DO do Karate através de outros mestres, ainda que não seja tão simples encontra-los. Existe muito bom Karate fora da JKA, que no fundo até teve lá a sua origem.
    O Karate está em quem o pratica e este poderá ser melhor ou pior, independentemente da organização onde cada um se encontra filiado, ainda que sem um verdadeiro mestre não se consiga descobrir o Caminho correcto.
    Muito mais haveria a dizer sobre este assunto, mas fico-me por aqui...


    Um grande abraço e muitos parabéns pelo teu blog e pelos temas interessantes que diarimente tens abordado!
    Oss

    ResponderEliminar
  2. Grande Mano.
    Concordo em muitos aspectos contigo, para não dizer na totalidade.
    Já agora, por vezes pensamos que as grandes divisões ocorreram depois da morte do Sensei Nakayama, mas na verdade houve saídas anteriores.
    Também sabemos das grandes amizades entre todos esses grandes mestres, independentemente das organizações onde estão.
    Mas continuo achar, mas sou suspeito(!), que a JKA é a JKA.

    ResponderEliminar