quinta-feira, 15 de julho de 2010

Treino no Hoitsugan Dojo

Ontem, no Hoitsugan, em Lisboa, houve um treino de karaté com uma particularidade, a presença de um colega japonês, o Morita San.

Este praticante de karaté, 2º Dan JKA, aluno do Sensei Tanihama, veio a Portugal uma semana através da sua universidade. Aproveitou e treinou connosco. O Sensei Tanihama é um dos instrutores do Honbu Dojo da JKA, sagrou-se campeão de kumité com mais de 40 anos de idade e o seu dojo pessoal em Tokyo é uma referência.

Acho este tipo aula uma situação extraordinária, pois o karaté é um factor de união, juntando praticantes de todo o mundo em torno do mesmo, o treino.

Esta aula não foi especial. Tratou-se de uma classe normal, onde estiveram 15 cintos negros treinar sob a orientação do Sensei Peté. Depois do aquecimento, lá fizemos a famosa rodinha e executámos uma mão cheia de técnicas. Depois foi uma preparação para exame de graduação de Dan, kihon forte, kumité e kata (Jitte).

No final rumámos até ao restaurante japonês Asuka, onde estivemos à conversa até tarde.

4 comentários:

  1. Que pena tenho não estar mais perto de Lisboa...
    Filipe Miranda

    ResponderEliminar
  2. Filipe.
    As distâncias são relativas! Mas estou como tu, a pena que tenho de viver longe.
    E depois vejo quem viva ali perto e não aproveita nada!
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Só hoje fiquei sabendo que Morita esteve em portugal.
    Fomos parceiros de treino porquase 2 anos no Mikatahara dojo, em Shizuoka.
    Morita tem um ótimo karate, cmapeão japones de karate das forças armadas.
    O intercambio deve ter sido muito bom.
    Oss!

    ResponderEliminar
  4. Caro Pinto.

    Muito me honra ler o teu comentário.
    Apesar de não te conhecer pessoalmente, tenho grande consideração por ti e pelo teu enorme trabalho em prol do karaté.

    De facto o Morita é fantástico, tivemos o enorme prazer de conversar durante o jantar e ficámos todos rendidos a ele.
    Quanto ao karaté dele devo dizer que tem um valente gyako-zuki!...

    Grande abraço!
    Oss!

    ResponderEliminar