segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ippon


Ontem, ao ver este vídeo, recordei a importância da competição no karaté.
Mas da competição que busca o ippon, sem agrupamentos por pesos, aquela que põe à prova as reais capacidades.
Este tipo de competição, sem limite de pesos, espelha o que realmente se passa nas nossas vidas, quando nos aparecem sérias dificuldades pela frente e delas não podemos fugir. Quando alguém nos surge com intenção de nos agredir, e cada vez mais a sociedade está repleta desses casos, e não temos a possibilidade de escolher o adversário ou argumentar, por exemplo, o seu tamanho.
A essência da competição das artes marciais está justamente aí, em que o pequeno confronta o maior e, usando a sua técnica/táctica, vence. Quando assim é não se trata de uma vitória qualquer!
Também no karaté desportivo há a prova open, em que as inscrições não têm em consideração os pesos. Devo dizer que, para mim, essa é a prova mais importante.
As imagens deste vídeo foram colhidas no último campeonato da JKA, que decorreu em Tokyo no mês passado. Aqui, já nos quartos-finais, podemos ver o Sensei Kumeta a vencer o Sensei Ogata. Entre eles existe uma diferença física brutal. Uma particularidade, o árbitro central é o Sensei Ogura, que vem a Portugal dar o estágio de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário