sábado, 27 de junho de 2009

Sem culpa

Símblo da JKA
Hoje, de manhã, fui ao estágio do Ginásio Clube do Sul, em Almada.
Um evento com aquela qualidade dá-me, no que respeita a matéria de escrita para o blog e ainda mais ao nível técnico, pano para mangas.
Podia escolher os ensinamentos do Sensei Pula, as correcções do Sensei Reinaldo, a quantidade de praticantes, a qualidade de instrutores presentes, o treino em si, etc.
Mas prefiro falar de parte da conversa mantida à mesa, durante o almoço.
A determinada altura falámos do estágio de Leiria e sobre a presença de instrutores de várias associações e da ausência de outros…
O Sensei Reinaldo proferiu uma frase repleta de sentimento: “o karaté não tem culpa das ideias das pessoas!”. Referia-se, neste caso concreto, à existência de instrutores a proibir os seus alunos de participar nos estágios de outras organizações. Mas sobre isso escrevi há pouco tempo…
O importante é realmente compreender o valor das palavras do sensei. Quando fazemos algo devemos ter em conta a nossa qualidade de karatecas e temos de estar conscientes dessa nossa condição. Quando alguém com responsabilidades toma decisões deve ter em consideração, acima de qualquer outra razão, o karaté!
O karaté deve ser um ideal transversal a todos os “agentes” desta arte marcial! Não podemos andar a transmitir ensinamentos e a praticar acções contrárias aos valores incutidos aos alunos!
Nunca devemos olhar num só sentido, a nossa visão deve ser periférica. Temos de desenvolver a capacidade de nos ver a nós próprios a partir de fora. Só assim vamos ajudar o karaté crescer.
Também sei que, alguns, muito mais interessados nos valores monetários que nos ideológicos, optaram por deixar de lado os importantes ensinamentos deixados pelos nossos antepassados.
O karaté, como diz e muito bem o Sensei Reinaldo, não tem culpa!

6 comentários:

  1. Amigo Jordão, as pessoas de quem tu falas, não praticam Karate (VENDEM-NO), é muito diferente do que tu fazes. Tu és muito superior a essa gente. Dá-lhes desprezo e mesmo assim estás a dar muito mais do que eles merecem.
    Um verdadeiro instrutor como tu, que acarinha os alunos como se fossem seus filhos como tu fazes, não se pode, nem se deve compara com essa gente. Peito aberto ao mundo é vai em frente que vais pelo bom caminho.

    ResponderEliminar
  2. Sensei, muito obrigado pelas suas palavras. No próximo fim-de-semana estamos aí. Gostei de saber que o Luís Gonçalves vai estar connosco. Oss!

    ResponderEliminar
  3. Oss
    "O Karaté não têm culpa", e não têm mesmo, estas palavras caíram-me como uma luva, por vezes algumas duvidas invadem-me a mente e tenho que ir á procura de razões para continuar(e não digo só estár no local de treino, isso é o mais fácil) com alma de karateca, ás vezes preciso meditar, e era isso que andava a fazer ultimamente, desabafei com o Sensei Jordão e fez-me bem, mas a minha mente estáva contaminada com outras coisas, depois li o comentário do Sensei Reinaldo e o comentário do Sensei Ilharco, é bem verdade, o Karaté não têm culpa, cada um de nós vive o karaté de forma diferente, uns aperefeiçoam o kumité outros o kion outros a essencia e outros outras coisas, temos os gabarolas os tímidos os com mais jeito os com mais dificuldades, há karaté para todos porque não haveria de haver para mim, não ganho medalhas, nem títulos, nem faço paginas de jornal, o meu jodan é no umbigo de um anão, e qualquer miudo faz um kata melhor que eu, faço parte dos facos que a história não reza, mas é para isso mesmo que eu treino todos os dias com mais dificuldade e esforço que o esqueleto não ajuda e amanhã vou estár melhor que hoje, porque o karaté não têm culpa das minhas duvidas ele está ao alcançe de todos para todos.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que não devemos comparar-nos uns com os outros! Cada um tem o seu karaté e o seu caminho a percorrer. Há alturas para olhar para dentro, razão da existência do kagami biraki, mas nunca se comparem!

    ResponderEliminar