sexta-feira, 26 de junho de 2009

Kiai

Kiai em kanji

Ontem, na companhia do Nuno Pires e Bruno Leitão, treinei em Fátima.
Logo no início da aula o Sensei Armando questionou um aluno sobre o kiai. Senti a questão como se fosse para mim, até porque faz parte de uma matéria que eu admiro.
Ki é energia e Ai união/concentração, logo podemos traduzir como união de energia.
Para muitos não passa de um simples grito, mas na realidade é muito mais profundo.
A sua origem está no Hara, com os músculos respiratórios em contracção, em particular a área abdominal e diafragma, provocando a libertação forte do ar concentrado nos pulmões. Não o façam por acção das cordas vocais, nem a proferir palavras ou sons predeterminados. As crianças, por falta de informação e esclarecimento dos instrutores, muitas das vezes gritam a palavra kiai!
Deve ser utilizado quando executamos técnicas mais fortes, com necessidade de aplicar mais energia. Mas não só, podemos usar o kiai para desmoralizar e intimidar o adversário, exibindo-lhe um grande poder físico e mental. Quantas vezes ao iniciar o kumité o uke recua depois do tori efectuar um kiai? Milhentas…
Há quem diga que pode ser executado em silêncio, mas não tenho conhecimentos pessoais sobre esse tipo. Uma coisa é certa, há tanta e tanta matéria desconhecida para mim!
A sua importância revela-se nas katas e não é por acaso que todas kiais, em shotokan todas têm dois (à excepção da Wankan).
Esta é só mais uma ferramenta para o nosso karaté.

3 comentários:

  1. É mesmo uma das mais importantes realmente. Pessoalmente acho dificil torna-lo 100% instintivo.
    Eu próprio hoje tenho dificuldades!

    Uma sugestão minha: Ao nível que este blog já chegou acho que não faz sentido o site. Até o blog é mais simples de inserir coisas novas! Pessoalmente fico agora pelo blog que está de parabéns! Simples e explícito!

    ResponderEliminar
  2. Relativamente ao Kiai, depois deste post, estive a investigar um pouco, e vi uns conselhos da JKA de Silicon Valley (http://www.jkasv.com/articles/articlesmain_files/archive-37.html).

    O mais interessante, para mim, é o treino que eles sugerem: Expirar enquanto se solta o "grito". Isso leva a uma contracção dos musculos do torso, que faz com que o corpo no geral se "una" e transfere-se mais ki para os movimentos.

    ResponderEliminar