quinta-feira, 11 de junho de 2009

Os exames



Na nossa de vida de karatecas há momentos em que somos colocados à prova.
Para quem abraçou o caminho da JKA tem, obrigatoriamente, de se habituar a ser examinado constantemente por alguém mais experiente. Sempre assim foi e sempre assim será! No que me toca a mim, e porque estou super empenhado nesta via, aplico, e vou aplicar sempre, este princípio.
Mas, por muitas provas a que sejamos submetidos, em vésperas de exames o nervoso miudinho acaba por tomar parte do nosso corpo e mente. É mais forte que nós!
Ontem, acompanhado dos meus grandes amigos e companheiros de caminho João Rosa e Edgar Calvete, lá fui fazer um treino com o pensamento no exame da JKA de domingo. Essa importante prova pode colocar-nos num patamar de acesso à graduação de instrutor, examinador e árbitro na JKA Japão. Tal situação faz aumentar a responsabilidade para este exame e associado a isso lá se vão as noites bem dormidas e o regresso da ansiedade.
Esta vida repleta de provas faz-nos, por muito que às vezes nos custe, evoluir. Por isso mesmo devemos estar sempre prontos para um exame, uma competição, uma prova. Esse grau de prontidão ajuda-nos a manter um nível de treino elevado.
Mas há muito boa gente a preferir um caminho calmo, sem stress. Alguns até fazem, e porque já se acham grandes entendidos na matéria (!), as provas ao jeito deles… Coitados! Nunca vão conseguir perceber nem atingir nada. Mas são muito grandes, nas casas deles!...
Mais uma vez peço-vos que acreditem, este longo, penoso e verdadeiro caminho vai levar-nos muito mais além.

1 comentário:

  1. Viva grande mano Jordão!

    È com muito prazer que surjo nesta escola tão especial para mim. A escola JKA é sem dúvida a melhor! Só tenho bem a dizer bem. Só me tem ajudado. Isso pode verificar-se imediatamente pela forma de estar dos seus praticantes. Esse facto, verifica-se nas aulas com o bom espírito que todos nós transmitimos uns aos outros. A simpatia e respeito que paira sobretudo quando os “Karatecas JKA” se reúnem e convivem de uma forma tão harmoniosa e tão animada. Só boas energias!
    "Aqui" não há grandes mestres, há sim um conjunto de pessoas que partilham o mesmo sentimento (a mesma paixão) que é a prática desta modalidade / arte marcial (para alguns).
    Obviamente que respeito todas as outras escolas que possam existir, no entanto pelo que tenho constatado, esta será aquela que mais satisfação me proporciona! Tanto para mim como para quem se junta ou já está mesmo inserido nela. É o Karaté na sua essência, na sua pureza, na sua perfeição! Aperfeiçoar o corpo e a mente, esse será o grande objectivo!
    Refugio-me sempre nesta arte. Tanto posso estar muito triste como muito animado, só sei que sinto que me transforma para o bem, para me sentir sempre melhor. É do espírito que se vive que estou a falar, há sempre algo a aprender e eu sei que aprendo sempre algo com tudo e com todos, todos os dias! Isso é algo genial...! A isso denomina-se EVOLUIR, TAL COMO o “grande Jordan” diz e muito bem! Este “evoluir” trata-se sobretudo da mente.
    Para mim, cada aula significa uma vitória, não só o facto de nunca desistir ou por ainda estar vivo, mas porque me agarro com "unhas e dentes" ao que mais adoro fazer: treinar e aperfeiçoar o meu carácter! Espero que muitos (para não dizer todos) vejam o que tenho “visto” e se juntem a nós, até porque NÓS...somos quem tem a melhor escola do MUNDO! Uma escola que é uma família muito grande e unida.
    Espero que todos continuem a trabalhar e optem pelo melhor caminho e que abram as mentes em vez de as fecharem e pensarem que por saberem.... ou pensarem que sabem,... se devam fechar. Mas o caminho será o oposto!
    Só se tem a ganhar quando os povos se reúnem por boas causas.
    Os mais sinceros cumprimentos para o Sensei Jordão assim como para todos os praticantes da escola, sobretudo, JKA !!
    OSS.

    ResponderEliminar