sábado, 20 de junho de 2009

Parabéns!

Símbolo do Shotokan

Hoje, no decorrer do estágio, realizaram-se os exames de graduação de kyu.
Quero salientar, mas desde já reconheço ser suspeito, algumas das excelentes provas examinadas pelo Sensei Pula. Diga-se de passagem que teve uma paciência brutal e deve ter envelhecido 100 anos!...
Apesar de estarem todos de parabéns, uns destacam-se mais que outros.
1. Nos cintos brancos o Bruno Caetano esteve impecável, já vimos cintos mais avançados com menos conhecimentos!
2. Os cintos amarelos, e eram tantos (!), estiverem bem. Saltou à vista a execução técnica e o grande empenhamento do Alexandre Tente.
3. Um dos grandes exames foi realizado pelo Nuno Pires. Depois de uma excelente época, apareceu a cereja em cima do bolo. Fez uma grande preparação, com treinos diários, e atingiu um nível técnico formidável.
4. À segunda foi de vez! O Eduardo superou-se a ele próprio. Superou-se e de que maneira! No último exame acabou por não conseguir atingir o objectivo, mas dedicou-se aos treinos, preparou-se bem e executou uma prova sem reparos.
5. A Lénea foi formidável! Mas todos nós, que treinamos e somos treinados por ela, já esperávamos, até porque ela dá o litro em cada aula. Com uma capacidade de adaptação e entendimento fora de série, nota-se, a cada dia, uma evolução enorme. De uma forma geral o Sensei Pula não faz elogios em público, mas afirmou em voz bem alta, para quem quis ouvir, que já devia ser 4º kyu à muito tempo. E se ele o diz…
6. Nos cintos vermelhos, e o degrau para castanho é durinho, saliento o André Eiras e o João Neto. No André sente-se uma evolução brutal neste verdadeiro campeão. Tinha de procurar à lupa para encontrar defeitos no exame praticamente perfeito. Ver um praticante tão novo a chegar a 3º kyu é realmente um motivo de orgulho para qualquer escola. Obrigado André por nós dar esse privilégio. O João Neto esteve ao seu melhor nível, com o kihon, kata e kumité muito perto da perfeição. Ver alguém com a idade dele a fazer uma “provazorra” daquelas deixa qualquer um de boca aberta, ofusca e envergonha os mais novos!
7. Bem, e o Xavier?! Fora-de-série! Depois de tudo, e vocês sabem o que estou a dizer (…), deu a volta por cima e apresentou o seu melhor karaté de sempre e ficou a um passo de Dan!
8. Desculpem-me, mas gosto de deixar o melhor para o fim. Eu escolho, sem qualquer dúvida, o exame da Stéphanie. Imaculado! Limpo! Puro e duro! Está com um karaté de luxo e tem evoluído em todos as frentes, como praticante, competidora e instrutora. Neste momento parece não ter limites, tem sido sempre a subir.
Podia ter escrito sobre muitos outros, e havia tantos (!), mas tinha de limitar a escolha. Parabéns a todos!

8 comentários:

  1. Parabéns a todos os camaradas que se graduaram!
    Fico muito feliz que tenham alcançado algo tão importante e merecedor!
    É sempre muito bom treinar ao lado de atletas de "alto gabarito", sobretudo porque se empenham tanto na sua evolução!
    Continuem assim campeões! Devemo-nos esforçar sempre nos treinos e nos estágios!
    Adorei este estágio e fiquei ainda com mais vontade de treinar KARATÉ SHOTOKAN da JKA! Por mim, todos deveriam experimentar esta arte marcial desde muito pequeno!

    Saudações marciais!
    OSS.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a todos os karatecas que se empenharam e deram o seu melhor tanto no estágio como no exame, mais um degrau foi merecidamente conquistado! só com esforço e dedicação se alcança o objectivo, e mesmo que o vosso nome não se escreva em fios de ouro, não se esqueças que o karaté é muito mais que uma arte! e não há melhor recompensa que a certeza de o dever cumprido!
    Bem haja para todos

    ResponderEliminar
  3. O simples facto de se proporem a exame é uma acto louvável! Acho que estamos todos de parabéns e o exame foi mais uma prova no nosso longo caminho. Mais uma vez felicito todos os os examinados!

    ResponderEliminar
  4. A obtenção da nova graduação dá uma maior responsabilidade ao praticante e obriga-o a treinar com maior afinco e assiduidade para aperfeiçoar cada dia mais o seu Karate. Esta é a grande beleza do Karate, nunca está acabado. É uma luta constante entre o ser humano e a sua perfeição. Esta forma de estar propaga-se á sua vida estudantil e profissional.
    José Ilharco

    ResponderEliminar
  5. Oss

    Sensei Ilharco como sempre, são sábias as suas palavras, se entendermos o karaté como uma forma de estár na vida e aceitármos as nossas responsabilidades com honrra, travamos as batalhas do dia a dia sem percas ou derrotas porque tudo nos constroi, nos ensina e nos aperfeiçoa, haverá sempre alguem melhor que nós em tudas as esquinas da vida, se aceitármos o que temos e trabalhármos para que amanhã sejamos melhor que hoje e o ontem, numa competição interna e saudável, temos o nosso dever cumprido. Um dia conto-vos uma história do meu ontem (antes do karaté) e do meu hoje!!! até era interessante que todos nós fizessemos uma esposição desse genero! nem que fosse só para voçês mesmos! Eu tive a sorte de conheçer e treinar com um mestre que têm karaté no sangue e a ele devo a minha evolução, só espero que ele tenha paciencia comigo porque á muito caminha a desbravar!
    Obrigado Mestre

    ResponderEliminar
  6. Saudações!
    Quero dar aqui os meus parabéns a quem fez exame e quero também agradecer a quem me tem ajudado neste caminho que é o caso do Nuno, Lénia, Fátima, João Paulo, Xavier, Andrew, Diogo, Jorge... São estas pessoas que me fazem gostar cada vez mais do karaté que praticamos e que me fazem perceber que tive muita sorte em encontrar esta escola um primeiro lugar nas pesquisas do Google =).
    Sinto que me estou a integrar cada vez mais nesta grande família e que acima de tudo me faz bem conviver com ela. Tenho pena que muita gente pense que o karaté e porrada... a verdade e que quem vai aos nossos treinos volta sempre a aparecer... É pena que ainda haja muita ignorância em relação a esta arte e que na TV se faça uma publicidade tão má ao karaté.
    OSS

    ResponderEliminar
  7. Oss
    Amigo Bruno só se ajuda quem quer ser ajudado, ninguém bebe agua se não tiver sede, o teu caminho é o noso caminho a tua sede é a nossa sede, daqui a nada sou eu que te peço ajuda e terei imenso orgulho em ver-te crescer ao nosso lado!
    Obrigado pelo teu agradecimento, não sendo ele necessário ainda torna melhor o seu sabor.

    ResponderEliminar
  8. Bruno, estamos cá uns para os outros... especialmente nos os 2, os dois valorosos guerreiros, que marcharam para a morte no passado 25 de Abril, nos campos de batalha da Maia! :)

    ResponderEliminar