segunda-feira, 29 de junho de 2009

Estágios Internacionais

Hombo Dojo da JKA - Japão

Pessoalmente nunca organizei um estágio internacional, mas ando com comichão no corpo para arrancar com um.
Depois deste último estágio em Leiria ficou o sabor a pouco…
Essa sensação instalou-se em todos, muito devido ao sucesso obtido. Mas também porque, e como disse o Sensei Pedro Almeida, já é hora de voltar a trazer cá instrutores japoneses. O último, há coisa de 10 anos, foi o Sensei Tanaka, na Marinha Grande. E que estágio!
Tenho visto por aí anúncios de estágios internacionais, mas afinal o que é isso de internacional?! É a vinda de um mestre estrangeiro? É ter dois ou três praticantes de outra nacionalidade?
Bem, se for isso quase todos são internacionais. A mim parece-me haver um uso abusivo da expressão internacional. Fazem-no, talvez, para captar a atenção de praticantes, mostrar grandeza, justificar preços perante os alunos e familiares ou ir buscar mais uma ajudinha às autarquias…
Leiria tem potencial para receber um grande evento internacional, onde estejam vários instrutores de outras nacionalidades, praticantes de muitos países e um elevado nível técnico.
Garanto uma coisa, se fizermos um estágio com alguns mestres japoneses que conheço, vamos demorar alguns dias a fechar a boca…
Eu ando a sondar e a falar na surra com responsáveis, vamos lá ver o que isto dá!

3 comentários:

  1. OSS!
    Tens toda a razão e o meu apoio na questão de se organizar um estágio internacional nesta região, tal como de muitos como eu, de certeza!
    Sim claro, se é mesmo Internacional que o seja verdadeiramente!!E não só para atrair mais praticantes! Há que investir sempre numa excelente organização para que possamos expandir cada vez mais o nosso leque de praticantes JKA.
    Os "manos" (família JKA) vão adorar de certeza! Deve-se expandir com qualidade o nosso Karaté, sobretudo na nossa fantástica região!
    O que Karaté que deveria existir seria somente este está ligado à JKA. Não gosto que se fuja demasiado à realidade, só faz sentido caso todos treinem de forma "igual" cada um com o seu Karaté mas todos ligados ao Japão e à pura origem do Karaté Shotokan, às verdadeiras raízes!
    OSS!

    ResponderEliminar
  2. Bom, nem sequer vou começar a exprimir o meu agrado nesta possibilidade!!!

    Qualquer ajuda, moral ou física, estou cá para servir! Incluindo andar a servir chá aos nossos convidados!

    Força com isso Sensei! Tem todo o meu apoio, e 100% de certeza que do resto do grupo tambem!

    ResponderEliminar
  3. é só pra dizer:

    OSS!!!!
    mi gusta muito a ideia
    no que eu puder ajudar...estou nessa.

    ResponderEliminar