quinta-feira, 25 de junho de 2009

Makiwara

Sensei Funakoshi a treinar no makiwara

A utilização do makiwara levanta alguma controvérsia aos praticantes de karaté.
Há os defensores deste dispositivo e os outros…
Há cerca de 2 anos tive prazer de falar com o meu amigo e colega de treino Vinicius. Ele fez o seu segundo mestrado exactamente sobre a utilização do makiwara. Depois do seu longo e exausto estudo ele chegou à conclusão ser prejudicial para a saúde, causando algumas lesões, nomeadamente ao nível dos membros superiores.
Eu, sempre que posso, faço! Adoro fazer e aconselho!
O karaté não está de acordo com muitas das leis físicas, mecânicas, médicas, etc. Hoje tudo é medido, analisado, testado, examinado, etc. Hoje tudo faz mal! Vejam o caso das crianças, não podem fazer nada, tudo é prejudicial… Mas depois aparecem doenças inexistentes à “meia” dúzia de anos e os garotos passam a vida nos consultórios médicos e hospitais.
Eu não me conformo e não me venham com essas modernices.
O mesmo estudo do Vinicius, a que tive acesso, não deixa qualquer dúvida, quem faz este tipo de treino fica com um tsuki fortíssimo! Ele afirma, um tsuki de quem passa algum tempo à frente do makiwara mata um touro!
Não devemos cortar com o passado e seguir os seus ensinamentos. Eles sempre foram a favor deste tipo de treino e deixaram-nos essa importante herança.
Em breve vamos montar no dojo de Leiria uns aparelhos desses, até porque o João Valente já meteu mãos à obra.

9 comentários:

  1. A verdade é que o Sensei Funakoshi usava makiwara e viveu ate perto dos 90 anos... E lesões quem não as tem? Lá porque dei um mau jeito na virilha a fazer um yoko geri keage não quer dizer que não vá fazer mais... Venha lá desse material para a malta começar a matança =)

    ResponderEliminar
  2. Bom, parece k me vou increver no clube de touradas mais proximo... :)

    Venha a Makiwara!!!

    ResponderEliminar
  3. Oss
    Uohu... cuidado com o verbo!!!
    Sensei, tenho o maximo respeito pelos seus julgamentos porque sei que são ponderados, mas não se admire se eu não treine na makiwara... isso de matar touros com um murro não é para mim, eu não me meto com eles não é por acaso!!! vamos lá pensar melhor, tudo têm que ser avaliado...eu já fiz umas lesões e a verdade é que a minha qualidade física não vai melhorar daqui para a frente! Cada um de nós deve meditar no assunto e tomar a sua decisão... Tenho que pôr o olho nos treinos para fugir dos makiwarensses!!!
    Cada vez admiro mais a tua forma de estár na vida, pudias muito bem esconder essa informação, mas assim todos nós pudemos fazer uma escolha, sem reclamações no final.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Acho muito bem!
    Só nos irá ajudar a adquirir um TSUKI muito mais forte!!
    oss!

    ResponderEliminar
  5. Boa, boa! Adoro a ideia!

    Se fizer mal, faz, já se fez tanta coisa mal e no entanto estamos aqui e mais rijos. "Treino duro, combate fácil"

    Que venha!

    Nuno, é melhor prepararmos !

    ResponderEliminar
  6. Até aqui, era completamente a favor da Makiwara. A partir deste momento, sinto que devo começar uma petição contra a instalação da Makiwara num raio de menos de 5KMs do Sr. Bruno Henriques.
    Isto, claro, devido ao facto de sempre que eu, e provavelmente toda a gente em quem ele gosta de "assapar", treino com ele, ando negro dos braços e das pernas 1 ou 2 semanas. Até é bom, e endurece. Mas com uma makiwara, o rapaz vai-se partir o osso em dois treinos!!!

    Por isso, e pelo medo que se instalou no meu profundo ser, sou contra a makiwara!!!

    PS: Bem vindo ao blog, Bruno! :)

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente contigo amigo Jordão, hoje tudo faz mal aos menino e o makiwara também, mas se pensarmos bem, os remédios também fazem mal.
    Tudo o que é feito em excesso faz mal e o makiwara se for mal praticado ou em excesso faz mal. O treino de makiwara é sobretudo um indispensável método tradicional de treino onde se pode adquire velocidade; " kime "; o importantíssimo foco (que o Sensei Pula passa a vida a corrigir-nos); controlo muscular e controlo respiratório, tudo isto com o sentido aperfeiçoar de concentração e desenvolvimento do " Ki " .
    Por isso o praticante de Karate deve utilizar o makiwara com bastante regularidade, obtendo com isso benefícios não só no apuramento das técnicas mas também no seu vigor.
    José Ilharco

    ResponderEliminar
  8. oss,

    gostaria de saber quais as dimensões da tábua e qual tipo de madeira utilizada para confeccionar o makiwara. altura, espessura da madeira e largura.

    obrigado

    ResponderEliminar
  9. Olá Celso.
    De momento não tenho comigo as medidas, assim que tiver publico neste mesmo artigo ou, se me enviares, encaminho para o teu mail.
    Oss!

    ResponderEliminar