sexta-feira, 20 de novembro de 2009

XIII Festival de Artes Marciais


Hoje, dia 20 (!), recebi, à semelhança dos restantes colegas karatecas, um convite (informação) para participar no XIII Festival Internacional de Artes Marciais, integrado nas comemorações dos 45 anos de karaté em Portugal.

Este evento terá lugar na cidade de Évora, amanhã, no Espaço Arena d’Évora e é organizado pela Associação de Amizade Portugal – Japão. No mesmo dia, e na mesma cidade, no Palácio Dom Manuel, também vai haver uma conferência.

No programa ainda constam estágios de artes marciais, nos dias 20 e 22, com instrutores estrangeiros. Os estágios contemplam o karaté, aikido, kendo e ju-jutsu.

Haverá uma demonstração, para além das artes acima referidas, também o kyudo, judo e batto-jutsu vão mostrar as suas virtudes.

As conferências incluem os temas “Pedagogia e Didáctica do Karaté” e “O Budo em Portugal – passado e presente de um relacionamento intercultural Portugal – Japão” e o lançamento do livro “A génese do karaté em Portugal”.

Mais detalhes podem ser consultados em www.cao.pt/budo_meeting_convite.pdf; www.cao.pt/FIAM.pdf e www.cao.pt/conferencias.pdf

Agora quero fazer uma crítica. Há um provérbio que diz: “quem me convida na véspera, não me quer na festa”. Como é possível convidar os karatecas no próprio dia do evento? Bem, se nos quisessem lá, tinham-nos convidado há muito tempo. Até porque uma acção desta dimensão leva vários meses a preparar. É uma pena haver colegas fechados nas suas “casas”…

Sem comentários:

Enviar um comentário