quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sensei Funakoshi a executar a kata Kanku Dai

Este artigo é baseado num excelente texto do meu amigo Sensei João Ramalho, referência nacional de Gojo Ryu e Kyusho.

Começo por referir que, esta é apenas uma teoria, com algum fundamento. Mas no karaté temos de manter todas as portas abertas!

Entre os anos 1756 e 1762, em Okinawa, integrado nas 36 famílias, esteve um mestre de artes marciais chinesas, o Sensei Kushanku.

Para transmitir os seus conhecimentos criou uma kata e ensinou-a a um dos seus poucos alunos, Sakugawa Kanga. Inicialmente a kata não tinha nome, mais tarde, em honra do seu criador, passou a chamar-se Kushanku.

Sakugawa Kanga, teve como aluno Itosu Anko, que modificou e desenvolveu a kata, criando 3 formas – Kushanku-Dai, Kushanku-Sho e Shio-Kushanku (?).

Ainda hoje, outros estilos também treinam variantes desta kata, por exemplo Sakugawa No Kushanku e Chatanyara No Kushanku.

O Mestre Itosu teve como aluno o Sensei Funakoshi, que, em 1930, altera o nome de Kushanku para Kanku (olhar o céu).

Era uma das katas preferidas pelo Sensei Funakoshi e é a única que não começa com uma parada, mas com a contemplação do céu. É das mais extensas, com 65 movimentos.

1 comentário:

  1. Esta é, para mim, uma das mais belas katas que já vi. Dotada de uma complexidade avançada e uma duração (como a cima referido) bastante longa.

    E, ao ler este artigo, veio-me à memória uma história que o Sensei Rogério Correia (meu Sensei durante a minha estadia em Lisboa e grande amigo) me contou certa vez quando o questionei sobre a capacidade de antecipar um ataque. O Sensei Rogério foi aluno do Sensei Kanazawa no Japão durante 2 anos e teve a honra de privar com esse grande mestre todos os dias e, segundo o Sensei Rogério, numa certa noite enquanto conversava com o Sensei Kanazawa, este conto-lhe que, nos seus tempos de juventude e enquanto aluno do Sensei Funakoshi, havia sido campeão do Japão e estava em plena forma física. Enquanto aguardava à porta do dojo viu o seu mestre aproximar-se apoiado numa bengala e já com alguma idade, contava o Sensei Kanazawa que, na sua arrogância de jovem e campeão, pensou para consigo que se lhe apetecesse conseguiria sem grandes dificuldades desferir um mawashi-geri (?) ao seu mestre que este não teria defesa possível. Ao entrar para o dojo o Sensei Funakoxhi segredou ao ouvido do Sensei Kanazawa o seguinte: "Kanazawa-san, és jovem, estás em boa forma e praticas um bom karate, mas se me desferires um mawashi (?) ainda aqui estou para o parar!"

    Ao ouvir esta história ocorreram-me duas reacções, ou era uma história magnífica (verdadeira) ou é uma história muito interessante (falsa. De qualquer das maneiras, se não me engano, é a este grande mestre que devemos o Karate-Do e tendo isso em conta, somando-lhe mais uma série de avanços na técnica e vários outros ensinamentos essenciais para a nossa via (karate) devemos concluir que se tratava de uma mente brilhante e uma fonte de sabedoria incrível.

    Oss

    ResponderEliminar