quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Katas

Sensei Naka a executar a Nijushiho

Kata traduz-se por “forma”.

O Sensei Nakayama, nos seus livros O Melhor do Karaté, define por kata, combinações lógicas de técnicas de bloqueio e ataque em sequências pré-determinadas.

Existem duas categorias, umas apropriadas para o desenvolvimento físico, o fortalecimento dos ossos e músculos e outras destinadas a desenvolver os reflexos rápidos e a capacidade de se mover com agilidade.

Mas a prática de katas não se destina exclusivamente ao treino físico, neles a espiritualidade está bem vincada e são um ponto de partida para a sua execução.

Um dos pormenores importantes, durante a prática das katas, é o embusen. Que quer dizer linha de execução, ou seja, as trajectórias por onde nos movimentamos. Muitos de nós baralhamos o embusen com ponto de partida e de chegada.

Quando entrei na JKA e me diziam ser importante fazer a contagem certa dos movimentos nas katas não entendia porquê… Agora, quando treino com colegas de outras escolas, acho engraçado não saberem a contagem, sinónimo evidente do desconhecimento da kata!... Tão simples quanto isso… Por vezes pergunto-me, como são possíveis graduações avançadas sem conhecerem o karaté a este nível? Ou será que as katas não são importantes?!

O treino do bunkai não pode ser dissociado da kata. O conhecimento da sua aplicação em kumité enriquece o nosso karaté, e dá-nos “água pelas barbas”. A um nível mais elevado é obrigatório a sabedoria e aplicação do bunkai, sendo exigido em exames de graduação! Já agora, em algumas artes marciais japonesas ao que nós chamamos bunkai eles chamam kata, caso do Judo, Jujutsu, Kendo, ect.

No Shotokan há 26 katas. Se bem que grandes mestres, por várias razões, pratiquem outras oriundas de estilos diferentes ou de outras artes.

Todas as katas, à excepção da Kanku Dai, começam com uma defesa. Esse é o princípio do próprio karaté, que nunca inícia com um ataque.

O treino de katas é fundamental, e deve servir como base, na formação de todos os karatecas.


Sem comentários:

Enviar um comentário