domingo, 1 de novembro de 2009

Exames de Graduação

Edgar Calvete, 1º Kyu

O estágio de karaté da JKA-Portugal, com o Sensei Kurasako, foi um enorme sucesso e terminou da melhor forma, com a cereja em cima do bolo.

Refiro-me, claro, ao sucesso dos exames de graduação de dois importantes karatecas da nossa região, o Diogo Ribeiro e o Edgar Calvete.

O Diogo é um dos instrutores da ARDOG e responsável técnico do karaté das Cortes e, em breve, do Académico de Leiria. Ainda muito jovem (23 anos), tem um futuro promissor no mundo do karaté, pois tem bastantes qualidades físicas e uma boa formação cívica. Ao atingir a graduação de shodan, vulgarmente dita 1º Dan, esperamos que inicie esta longa caminhada com entusiasmo e empenhamento.

O Edgar é, seguramente, uma das grandes referências do karaté nacional. Não pela obtenção de títulos ou pela sua exposição perante os outros. Pelo contrário, é a sua humildade, discrição e o seu combate às inúmeras adversidades com que se depara diariamente no karaté, que o tornam um exemplo e uma referência para todos nós. Não quero escrever em nome de ninguém, sei que o podia fazer à vontade, mas ele é, realmente, um motivo de orgulho para todos nós. A obtenção do 1º kyu é, para agora, o culminar de uma longa e árdua dedicação à arte.

Em Portugal, de uma forma geral, há um mau hábito, vimos a chegada a shodan como um fim e não como um início. Quem o faz não pode estar mais enganado, pois o karaté começa em cinto negro!

E não se esqueçam, na nossa arte nem tudo são rosas! Temos de estar sempre preparados para qualquer tipo de combate.

Parabéns pelo shodan do Leandro Ribeiro, do CKL, e do Cabaço, do Laranjeiro.


9 comentários:

  1. Caro Mano,
    Concordo inteiramente com o que dizes e acho que também tu és uma referência muito importante no karate nacional e, especialmente, na nossa Associação: pela tua humildade, energia, entrega e alegria contagiante. E os combates mais importantes são os que efectuamos connosco próprios, no interior da nossa mente.

    Oss
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Muito bem!
    Não vou comentar as palavras do Sensei Jordão, as quais me incutem mais responsabilidade futura.
    Contudo, algo tenho a dizer.
    A vida é uma constante de lutas, com os mais diversos adversários, no nosso Karaté se adquirem ensinamentos que nos ajudam a enfrentar as lutas da vida, mas não devemos esquecer que temos de lutar para aprender.
    As metas quando atingidas dão-nos prazer, um certo orgulho e satisfação.
    Obrigado, Sensei João Rosa e Sensei Jordão, pela amizade, ensinamento e dedicação.
    OSS!

    ResponderEliminar
  3. Desde já, quero aqui deixar os meus parabens por escrito, visto já os ter dado pessoalmente a estes 2 excelentes karatecas, extremamente inspiradores para mim, e para muitos outros karatecas, especialmente os que começaram á pouco tempo, e olham para os bons exemplos, para os poderem seguir.

    Acho que foi um dia muito importante, para todos de Leiria, Marinha Grande, Monte Real e Cortes.

    Parabens muito sentidos da minha parte!
    Oss!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns Edgar.
    A tua dedicação e empenho reforçam, de forma decisiva, o pensamento de que “quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória”.
    Saboreia por isso, meu caro, esta tua merecida vitória.
    Parabéns também para os Dojos de Leiria e Marinha Grande que vêem reconhecidos o seu trabalho e competência, e onde tenho tido o privilegio poder praticar esta “arte em harmonia” que o “nosso“ karate .
    Oss.

    ResponderEliminar
  5. Olá a todos os praticantes de karatéDo Shotokan!
    Ao atingir a graduação de "SHODAN" confesso que estou muito feliz pelo sucedido. Mas também estou consciente que cada passo que se dá em frente é sempre mais uma responsabilidade por isso estou um pouco pensativo neste sentido. De facto, estou deveras deslumbrado perante esta nova etapa que o meu "caminho/via" está a percorrer enquanto karateka, pretendo sempre que puder dar algo mais ao karatéDo a tudo e a todos, porque é assim que gosto de estar, a aprender com tudo e com todos, com respeito e amizade. Iniciar esta longa caminhada com entusiasmo e empenhamento é o que tentarei fazer, aliás como sempre o fiz. As oportunidades conquistam-se e espero consegui continuar neste batalha, sempre que puder!
    Obrigado pelas palavras de apoio e incentivo grande mano, colega e Sensei Jordão.

    ResponderEliminar
  6. Karaté só dá saúde! Tento sempre seguir um caminho dedicado ao karaté que aborda o "DO" com tranquilidade. Porque é esse o caminho que faz mais sentido na minha opinião. Tento sempre seguir e transmitir esta linha de pensamento, porque sei que como eu há imensas pessoas com qualidades e defeitos "de fabrico", e por vezes as pessoas que são mais ansiosas devem procurar o seu próprio caminho. Há que lutar por aprender sim, lutar por optar pelas atitudes positivas e serenas.
    Tanto para mim como para qualquer praticante de KaratéDo este género de acontecimentos - chegar a "Shodan"-, são sempre étapas incentivantes, muito importantes e marcantes no nosso percurso de karatecas, é verdade que concordo com a ideia ou pensamento de que a partir deste momento o meu ou nosso karaté vai começar. Primeiro aprende-se a juntar as letras só depois a ler correctamente. Tenho andado a juntar muitas letras, agora será uma descoberta fantástica de dia para dia. E SEMPRE que surgirem mais letras, JUNTÁ-LAS-EI porque já sei o meu caminho.
    Como é sabido, o karaté deve-se aplicar dentro e fora de um Dojo, por isso a humildade e sinceridade serão matérias que deverão fazer parte da nossa própria personalidade e do nosso carácter. A nossa forma de estar na vida é um ponto crucialmente a nosso favor, podemos destiguir praticantes de KaratéDo face a outras modalidades quer sejam elas competitivas ou não.
    Fico muito feliz por fazer parte de um grupo que considero bastante divertido, amigo, companheiro, coeso, forte e esforçado.
    Aqui deixo uma vez mais o meu sincero agradecimento ao mano Jordão pelas suas imensas qualidades, salientando o seu carisma, porque de facto é um líder carismático, um líder que cativa quem o circunda, é bem disposto, trata todos por igual, não cria rivalidades ou intrigas, alguém que não distingue "classes sociais", idades, profissões ou algum género de descriminação / xenofobia. Tudo isto conta muito para o bem estar de qualquer GRUPO, sobretudo porque possui as bases sólidas ou principais para que exista a chamada "união de grupo" e "espírito de grupo"!! Como todos sabem e muito bem, é a UNIÃO que faz a força! Penso que alguém com atitude, garra e energia como ele possui só tem a ganhar nesta vida, mais tarde ou mais cedo.
    O karaté possui imensas formas de estar e de testar as nossas capacidades, quer sejam elas físicas ou mentais. Estamos constantemente a pôr-nos à prova, por nós próprios ou por outros. Por isso digo e reafirmo, com tranquilidade tudo se alcança. Embora seja tudo a seu tempo, considero que o factor "energia", no timming certo é do melhor que há!
    Obrigado ao Sensei João Rosa pelas palavras de coragem e conselhos no dia do meu exame para Dan; ao Sensei Jordão por todo o apoio (em todos os aspectos) prestado em todos os anos que temos treinado juntos, CSKL e ARDOG.
    E ainda ao Sensei Ilharco por todo o seu dinamismo em colocar toda a malta animada e bem disposta; à Lénea, Nuno, Bruno, Jorge e espectacular Filipe que foram fantásticos no seu companheirismo neste último fim-de-semana que passámos juntos. Foi mesmo muito positivo a vossa companhia neste estágio com Sensei Kurasako em Odivelas e Almada, e como tal, não estou mesmo nada arrependido em ter-vos neste meio tão fantástico! Gostei imenso do estágio e de vós caríssimos e excelentíssimos amigos e companheiros.
    MUITOS PARABÉNS EDGAR ASSIM COMO AOS SEUS COLEGAS E MEUS COLEGAS DO EXAME EM ALMADA, ESTÁGIO Sensei Kenro Kurasako!
    OSS!

    ResponderEliminar
  7. Saudações a todos os praticantes!
    Estou muito feliz por mim e por todos os que alcançam os seus verdadeiros objectivos!
    Fortes agradecimentos a todos que me apoiaram e acompanharam nesta dura caminhada! Espero que todos os praticantes de karatéDo permaneçam juntos e unidos, só assim poderemos evoluir o máximo e melhor possível!
    Os bons líderes apoiam-nos, não nos prejudicam!Obrigado por tudo Sensei Jordão e obrigado Sensei João Rosa!
    OSS!

    ResponderEliminar
  8. Congratulo-me com o exito de ambos os Karatecas e apresento os meus cumprimentos pelo esforço e dedicação que tiveram até atingirem o ponto em que se encontram. No entanto, dedico um especial abraço ao Sempai Edgar pela sua dedicação ao Karaté bem como pelo espirito altruista que o caracteriza.
    Oss

    ResponderEliminar