quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Férias

O karaté, quando levado a sério e treinado com alguma intensidade, deve ter períodos de repouso, entenda-se períodos de férias.
Parece-me a mim que, tão importante como treinar é descansar.
Claro que muitos de nós não sentimos necessidade de fazer uma pausa, pois não nos entregámos de corpo e alma ao karaté. Agora, quem, durante quase 4 meses (de Setembro a finais de Dezembro) se dedicou por completo e se empenhou ao máximo nas aulas, deve mesmo interromper o ciclo. Só assim vai conseguir recuperar e ganhar alento para mais uns meses de acção.
A nossa arte é, quando levada a sério, muito desgastante e como tal necessita de fases de descanso.
Agora, quem responsabilidade de dar instrução esta é uma das épocas ideais para treinar, pois não tem o encargo de dar aulas e sobra-lhe mais tempo para olhar para si próprio. Mas, esta conversa é para quem realmente ainda gosta de treinar, pois há muito boa gente que já se esqueceu do que isso é...

««»»

Mais Devagar

Um jovem, atravessou o Japão em busca da escola de um famoso praticante de artes marciais. Chegando ao dojo, foi recebido em audiência pelo Sensei.
- O que quer de mim? – Perguntou-lhe o mestre.
- Quero ser seu aluno e tornar-me o melhor karateca do país. Quanto tempo preciso de estudar?
- Dez anos, pelo menos.
- Dez anos é muito tempo – disse o rapaz. E, se eu praticasse com o dobro da intensidade dos outros alunos?
- Vinte anos.
- Vinte anos! E se eu praticar noite e dia, dedicando-lhe todo o meu esforço?
- Trinta anos.
- Mas, eu digo-lhe que vou dedicar-me o dobro, e o senhor responde-me que a duração será maior?- A resposta é simples. Quando um olho está fixo aonde se quer chegar, só resta um para encontrar o caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário