quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Artistas Marciais

Ando, há alguns dias, para escrever sobre este assunto. Há cerca de duas semanas atrás, vi, aqui em Leiria, um conhecido meu, que o designo por “artista marcial”.

É um daqueles indivíduos que, sabe algumas habilidades de uma qualquer arte marcial e rodeia-se de alguns “cegos” e fracos de espírito e lá lhes vai moldando a cabeça e sacando umas massas.

Curiosamente, estas pessoas, os ditos artistas, vivem de grandes feitos, mostrando certificados internacionais (mundiais, galácticos, etc) emitidos, a maioria das vezes, por entidades que só eles conhecem. No caso deste grande instrutor e a título de exemplo vi, há uns anos, numa revista, a receber uma grande distinção.

Como conheço tal indivíduo, fiquei curioso e decidi, logo nessa altura, averiguar o certificado recebido por ele. Espanto o meu! Qualquer um pode receber tal distinção, para isso basta pagar! Espantados? Também eu fiquei… Mas neste mundo há de tudo, então nas artes marciais…

A verdade é que muito boa gente que vive, e vão continuar a viver, de alguns tristes que não têm a capacidade para verem mais além. Por incrível que pareça, tais personagens são, criminalmente falando, verdadeiros burlões. A capacidade natural de conversar é usada ao mais alto nível e lá vão levando a água ao seu moinho, neste caso, o dinheiro aos seus bolsos.

É triste ter de viver, lado a lado, com esta gente. Deixam as artes marciais profundamente mais pobres. Estou convicto do seguinte, em breve, aqui por Leiria, vamos ter outra arte marcial, que infelizmente vai ser ministrada por mais um artista marcial. Já cá havia poucos…

5 comentários:

  1. Pois é, caro amigo, para fazermos porcaria já cá andamos nós...

    Mas há outros que só servem para vir mostrar que a porcaria que nós fazemos afinal até se aproveita... recicla-se... utiliza-se em benefício dos outros!

    Casos destes conheço muitos, dá para escrever um livro (com 2 volumes).

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro mano,
    Cá nos Açores mais precisamente em São Miguel esta praga já chegou faz tempo (tipo escaravelho japonês, já não bastavam as térmitas).
    Agora a sério, o problema é a falta de fiscalização e enquanto continuar, quem trabalha com seriedade e devidamente legalizado acaba por ser posto pela opinião pública no mesmo saco.
    Grande abraço.
    Oss.
    António Mota

    ResponderEliminar
  3. Verdade?! Estou incrédulo uma vez mais!!
    Essa revista devia era ser divulgada um dia destes...! Havia de haver alguém que ficasse "ligeiramente" constrangido? Aborrecido? Estupefacto? E até confrontado com tamanha burrice dele próprio!
    Capacidades essas, que indivíduos como esse, poderiam ser aproveitadas mas de forma mais positiva e menos descabida, pois só desprestigia muitas vezes, a arte marcial/modalidade (como preferirem) mais linda do PLANETA, a nossa!
    OSS!

    ResponderEliminar
  4. Bem...!!!

    Jordão, gosto particularmente da imagem que colocaste neste tópico, os irmãos metralha, he he he. Não havia melhor caricatura para este tipo de "artistas marciais". Grandes Metralhas a quererem transformar-se em Tio Patinhas.
    Está demais.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  5. Mano Jordão, o que retractas neste post é verídico, quando comecei a treinar era muito novo e em certa altura havia um desses "artistas" que me chegou a dar aulas, inúmeras até e devido à idade que possuía e ao pouco tempo de karate não percebia muito bem certos métodos mas felizmente acabei por abrir os olhos e mudar de dojo.. como toda a gente sabe existe gente fraca e sem escrúpulos que tenta se aproveitar de quem pode, sempre irá existir, é a mentalidade do ser humano :s

    Abraço

    Tiago Pires (Monte Real)

    ResponderEliminar