segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Há campeonatos e campeonatos

Cada campeonato é um campeonato e cada um vale o que vale!
Agora, uns têm um valor, enquanto outros têm outro valor!
Trago a lume este assunto porque vem aí o campeonato da European Shotokan Karaté Association (ESKA) e quero, desde já salientar o seu real valor.
Muito provavelmente vamos ter alguns competidores no pódio da ESKA e muitos de nós vamos ficar a pensar e fazer comparações com, por exemplo, o campeonato do mundo da JSKA.
Dessa comparação podem, e para os mais distraídos vai acontecer naturalmente, resultar confusões. É que de tal campeonato do mundo resultaram inúmeros portugueses campeões mundiais e da ESKA vão aparecer muito poucos!
Pois é, peço-vos que não se deixem enganar e sejam coerentes. Para ajudar a compreender isso mesmo aqui estou eu a escrever estas linhas.
Sem querer ferir ninguém, nem desvalorizar os resultados alcançados por dignos competidores lusos, o peso do mencionado campeonato mundial da JSKA em pouco se pode comparar com, por exemplo, o da ESKA, que é europeu.
O nível técnico na ESKA é enorme e a quantidade de participantes é brutal. E não são necessários convidados para elevar a qualidade técnica...
Quando os nossos competidores regressarem da ESKA vamos ter certamente verdadeiras razões de orgulho e temos a consciência do seu real valor, pois disputaram um importante e muito duro campeonato. É bem certo que é só europeu, mas a qualidade arruma a um canto muitos mundiais.

1 comentário: