terça-feira, 9 de novembro de 2010

Exames de Dan

No fim-de-semana passado, a encerrar o estágio da JKA-Portugal, cujo convidado foi o Sensei Ogura, decorreram os habituais exames de graduação de Dan.

À semelhança dos outros anos foram efectuados na presença de todos aqueles que quiseram e puderam assistir. Digo puderam, porque nem todos conseguiram entrar, tal era a quantidade de pessoas interessadas em ver. Interpreto esse facto como algo muito positivo, pois constato continuar a haver grande motivação assistir a tais exames.

Mas esta “curiosidade” também revela outra questão, tais exames não estão vulgarizados! Ainda não se tornaram em mais uma acção natural do praticante, mas sim, uma prova cuja dificuldade está realmente num patamar ao alcance de poucos.

Sobre os exames efectuados nesse dia. Registo o forte empenhamento dos “candidatos” e o rigor dos examinadores.

Apresentar-se a exame de Dan, tal como de Kyu, é uma decisão pessoal e requer uma forte componente mental.

Quero expressar os meus parabéns a todos os envolvidos nestes exames, que não se limitam aos examinados.

Oss!

4 comentários:

  1. Parabéns Jordão!Já agora PARABÉNS TAMBÉM A TI!
    Isto não é só os outros é que são bons!
    Gosto bem de te ver a evoluir cada vez mais e melhor, pois isso significa muita coisa, incluíndo praticantes seguidores e de valor que seguem as pisadas de um bom líder democrata e humilde!
    O caminho do Dan, do verdadeiro KURO OBI, ou seja, penso que tenha também a ver com o grande e longo caminho da humildade! Karaté sim, expressa, o carácter, mas também a determinação e a garra com a simplicidade de uma boa inteligência! De uma boa atitude/postura!
    Num mundo de conflitos e egoísmos quem prevalecerá será o sábio que com uma simples atitude mostra uma ética digna e humilde.

    ResponderEliminar
  2. Quero deixar aqui os meus parabéns pelo desempenho dos dos nossos colegas Filipe e Edgar bem como os parabéns aos nossos mestres Sensei Jordão e Sensei João Rosa pois estiveram todos excelentes nos respectivos exames.

    Parabéns!

    Oss

    Ass: Pedro Franco

    ResponderEliminar
  3. Boas a todos

    De facto achei estes exames de graduação para Dan de um excelente nível, com os candidatos a apresentarem-se bem preparados e conscientes do nível de dificuldade exigido.
    Quero deixar aqui os meus Parabéns a todos os examinados, mas em especial aos da terra: Sensei João Rosa e Sensei Jordão (3ºs Dan's) e Senpai Edgar e Senpai Filipe (1ºs Dam's). A eles os meus mais sinceros parabéns e é uma grande alegria poder partilhar o local de treino convosco. Grande Abraço.

    Hélio Almeida

    ResponderEliminar