quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Sensei Yano

O Sensei Yano é uma das grandes referências da JKA.
Aqui fica um pequeno trabalho sobre um estágio que deu nos EUA.
Sei que são 11 minutos, mas vale a pena ver. Claro que quem tem a mente aberta e percebe de karaté vai ficar encantado, os outros vão ficar desiludidos...
No karaté pode haver vários caminhos, mas só um nos leva ao objectivo.

17 comentários:

  1. Palavras para que...!
    Esta foi a melhor resposta aos comentários anónimos sobre metodologias de treino Shotokan

    Bom exemplo.
    Um Abraço

    ResponderEliminar
  2. João.
    vejo-me completamente nas tuas palavras.
    Muito obrigado pela teu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Boas amigos

    Acreditem que estou à dois dias a tentar escrever uma resposta aos comentários, mas acabo sempre por apagar tudo!!

    Realmente a melhor resposta está aqui: se um 8.º Dan, pertencente à nossa casa mãe, têm exactamente a mesma metodologia de treino que seguimos, haverá alguma razão para mudarmos? será que estamos todos errados?

    Um abraço a todos
    oss

    ResponderEliminar
  4. Isto é uma desgraça! Cintos pretos a treinar repetidamente tsukis!!! Onde já se viu tal coisa! ;)

    Agora a sério: Simplesmente do melhor :)

    ResponderEliminar
  5. Elementar,não é? Afinal,aprende-se na primeira aula......Pois,mas também todos aprendemos que muito mais importante que o "quê" é o "como".
    Muito obrigado ao incansável José Jordão por recordar-nos isso.Sempre,claro, da forma discreta mas certeira que lhe é habitual.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pelos comentários.
    Todas as opiniões contam e todas são importantes. Não podemos ficar reféns dos nossos pensamentos.
    Oss!

    ResponderEliminar
  7. Hélio concordo com o teu comentário, a escola JKA é sempre será a melhor do mundo, a nivel tecnico é uma referencia sem igual, mas dito isto e sabendo que ainda à quem mude e quem tenha vontade de mudar, vale a pena pensar bem se a unica coisa que importa é a excelencia da tecnica ou a moral da arte! que responsabilidade tem os nossos instrutores na formação de carater dos seus alunos! onde se encaixam as máximas de karaté? Alguem me consegue responder?

    ResponderEliminar
  8. Este video mostra realmente a pedagogia de ensino que se utiliza no Japão. O Sensei Yano transmite-a de uma forma pura em parte devido á sua pouca experiência no ensino aos ocidentais. Os habituais senseis japoneses que nos visitam aprenderam a adaptar o ensino do Karate á mentalidade ocidental, cientes da ansia, por parte do praticante ocidental de obter uma resposta imediata ás questões originadas pelo treino. Quem já experimentou o treino intensivo, em que a unica explicação se obtêm através do silêncio, em cada repetição conduz o praticante a passar por situações sucedâneas de entusiasmo, cansaço, saturação, confronto pessoal,de duvida, de consciencialização, de esforço, de aperfeiçoamento da determinação pessoal e de aquisição de respostas que acabam por nunca serem definitivas, poderá entender o Dô do Karate. Poderemos resumir que o entendimento que advêm do treino repetitivo é devido principalmente á consequente introspecção.
    Quem teve ou tiver a oportunidade de treinar no Japão,poderá entender mais fácilmente os objectivos deste treino do Sensei Yano nos Estados Unidos. Nele se se reflectem as 5 máximas que definem o karate como uma prática que se destina ao aperfeiçoamento do caracter através duma prática esforçada feita com sinceridade e respeito para com o próximo e para com si mesmo com o aperfeiçoamento do auto-controle.
    Bem hajas Jordão com a tua constante preocupação na divulgação dp Karate da nossa Escola
    Oss
    Peté Pacheco

    ResponderEliminar
  9. Sensei Peté.
    Muito obrigado pelo seu extraordinário comentário.
    Na verdade é muito mais que um simples comentário. Para mim é uma verdadeira lição de karaté.
    Estou convicto que muitos de nós vão tirar bastantes ensinamentos das suas palavras.
    Muito obrigado por tudo.
    Oss!

    ResponderEliminar
  10. Estou de pleno acordo com tudo o que diz o Sensei Peté, meu grande mestre que humildemente ensina Karate muito para além da arte, o que admiro profundamente. O meu comentário não pretende de forma alguma desvirtualizar o Karate, fico profundamente triste se assim o fiz parecer. Sigo a escola da JKA e com muito orgulho faço parte desta familia que sempre me tratou muito bem.
    Hélio, conheço a tua conduta e nela só vejo Karate.
    Se mais algum karate se sentiu dessonrrado com o meu comentário eu terei todo gosto em explicar o porque do mesmo, por certo não vos irá parecer tão despropositado.
    Sensei Jordão, o karaté está acima das pessoas e desejos pessoais, concordo contigo quando dizes que o comentário do sensei peté é uma lição de karaté e fico contente de o teres referido.

    OSS

    ResponderEliminar
  11. Sensei Peté!
    Espero encontrá-lo mais vezes tanto neste blog como pela nossa vida fora! Nós precisamos de si, precisamos de um bom líder, o carismático como o Sensei é e muito bem! É sempre um enorme privilégio e um grande prazer absorver todos os seus ensinamentos!
    Temos vontade sempre em aprender mais e melhor, seja a nível moral como Katas novas(para mim)e tudo que tenha a ver com Karate-DO! Quem treinar consigo sabe bem do que estou a falar!

    As 5 máximas devem prevalecer e fazermos uso dessas mesmas palavras no nosso dia-a-dia. Na verdade todos nós erramos (e vamos errando) na nossa vida, no nosso pequeno mundo, e todos devemos tentar fazer uma pura instrospecção e reflectir muito bem nas nossas atitudes. O objectivo é mudar, parar para pensar e só nessa altura, agir em conformidade.
    Quero o meu equilibrio (emocional, etc) e com este pensamente e atitude, a minha forma de estar ou agir perante mim mesmo e os outros será de certa forma contagiante para todos que me circundam, e aí sim, não terei energias negativas à minha volta! Devemos procurar o nosso DO, que afinal de contas, é o mesmo Do de todos! Caso não seja, não estamos no BOM "DO".
    ;)

    OSS!

    ResponderEliminar
  12. Impressionte! Muito bom!
    Muda a maneira de olhar para as coisas.

    Abraço,
    Oss

    Bruno Henriques

    ResponderEliminar
  13. Boas

    Melhor não podia ser dito!!
    oss

    ResponderEliminar
  14. Fico satisfeito por ver que os Karatecas de Portugal, e principalmente os de Leiria, têm eles também, a preocupação de interiorizar e mais importante ainda, pôr em prática as máximas do Karate nas suas vidas....., para isso contribui sem duvida nemhuma os ensinamentos dos grandes mestres, com os quais aprendemos todos os dias e sempre!! Um bem haja a todos aqueles que fazem do karate e da JKA aquilo que somos nos nossos dojos....

    Oss

    Luis C.Alves

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado pelos vossos comentários.
    Espero que, nas palavras do Sensei Peté, encontrou motivação para muito mais. Eu, a cada treino e conversa com o Sensei, encontro força para seguir em frente.

    ResponderEliminar
  16. É este tipo de treino que nos incute o amor pelo karate para todo o sempre...
    1 abraço para quem me proporcionou tamanho prazer:MESTRE RUI GOUVEIA PEREIRA
    ASS. João Martins

    ResponderEliminar
  17. Costuma dizer-se que uma imagem vale mais que mil palavras e por isso iniciei o meu comentário neste blogue/tema elegendo a imagem como o veículo privilegiando na comunicação de uma ideia ou de um conceito.
    Volto novamente a comentar este tema porque estava enganado, o Sensei Peté desafia, de forma categórica, esta afirmação. É que, sem necessitar de mil palavras o Sensei, nesta magnífica lição de karate (como o Sensei Jordão lhe chamou), consegue reproduzi uma “longa-metragem” de novas e originais imagens que, sem dúvida alguma, constituem a essência desta arte que todos nós gostamos.
    São “pérolas” como estas que nos revelam os princípios e a procura da pureza originárias do Karatedo que, penso, deve estar sempre presente em cada treino.
    Graças ao blogue dos Sensei Jordão, todos nós pudemos beneficiar desta rara oportunidade de conhecer a meditação profunda dos grandes Mestres de Karate.

    Obrigado a ambos.
    OSS!
    João Neto

    ResponderEliminar