sábado, 8 de agosto de 2009

Sensei Jaime vs FNK-P



Há alguns diferendos entre o Sensei Jaime Sequeira Pereira e a Federação Nacional Karaté – Portugal, em particular com o Presidente, o Sensei João Salgado.

O Sensei Jaime é, seguramente, um dos mestres de karaté mais antigos em Portugal e é, entre outras funções, o instrutor-chefe da Karaté Goju-Ryu Portugal.

Entre os vários pontos de discórdia há um mais recente e de maior relevância, o reconhecimento da graduação do Mestre Jaime.

A FNK-P, para já, não reconhece o 8º Dan atribuído pela World Karaté Federation (WKF). Nestes conflitos há sempre, e pelo menos duas, formas diferentes de ver o assunto. Como ainda não percebi bem as razões de uns e de outros e também porque não quero tomar parte de uma das facções, até porque são assuntos que não me dizem respeito directamente, vou dizer, por tratar-se de um assunto do karaté nacional, o que penso.

Se um organismo me atribuísse uma graduação e outro não o reconhecesse, eu, não me preocupava minimamente. Por exemplo, se a JKA me graduasse em 3º Dan, a FNK-P não reconhecesse e eu estivesse de consciência tranquila, nada me incomodava. Mais, a chegada a um grau superior é, ou deve ser, sinónimo de obtenção de um grau superior de humildade. Recordo quando o Sensei Peté atingiu o 7º Dan JKA, eu estava lá. Ficou a impressão que ficámos nós mais contentes que ele! Até nos pediu para não andarmos por aí a falar disso! Há coisas nossas e a nós nos pertencem!

Por outro lado, se tivesse na FNK-P e alguém entregasse comprovativos de um título homologava-o de imediato, até para evitar males entendidos. Mas também compreendo a posição da federação, há por aí uns papa graduações e têm de por ordem no país.

Peguei neste assunto por ser sempre actual! Por vezes parece que caiem graduações do céu, feitas nem sabemos bem por quem. Ou sabemos e fingimos não saber…

Acham normal alunos passarem, em graduação, os instrutores? Instrutores que nunca pararam de treinar e se mantiveram sempre na vanguarda! E colegas ultrapassarem, em graduação, outros colegas? Eu não acho normal! Mas há gente sedenta de gritar aos céus seus grandes feitos, como, por exemplo, a obtenção de mais dan’s por examinadores, no mínimo, duvidosos e sem formação específica. A formação destas pessoas teve falhas e nunca vão conseguir atingir um verdadeiro nível superior. Vão limitar-se a serem os galos nas suas capoeiras…

Enquanto a FNK-P não fizer exames de graduação e se limitar a homologar as graduações vamos ter sempre este tipo de problemas.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo vosso blogue!!!
    Eu também concordo com os exames...o problema surge, e penso que é o caso, quando não existe ninguém com competência técnica para avaliar quem é mais graduado (portanto mais competente)...
    Quanto ao diferendo com a FNK-P, ele já é antigo... mas neste caso desta homologação, e como sucedeu na de 7º DAN, A WKF viu-se na necessidade de reconhecer o mérito ao Kyoshi Jaime Pereira, já que internamente a sua filiada teima reluntantemente em fazê-lo (vá lá que para 7º DAN esse reconhecimento foi concretiazado...). Estas coisas são tristes, não dignificam o karate nacional...e niguém sai por cima...
    Apenas tenho mais um comentário a fazer, se me for permitido, no caso do Kyoshi Jaime Pereira, as suas graduações foram atribuídas pelas maiores autoridades mundiais de karate Goju ryu, e todas 10ºs DAN...
    Por isso, se a FNK-P não reconhece, para já, a graduação do Mestre Jaime Pereira, o problema é dela, uma vez que a WKF já reconheceu e isso, para mim, é quanto baste!!!
    Sò para que conste... sabem quantos 8º DAN da WKF existem na Europa? eu respondo: se a memória não me atraiçoa, 4 (quatro)!!!
    Saudações desportivas.
    Rafael Pinto

    ResponderEliminar
  2. Rafael.
    Concordo com a tua forma de ver o karaté.
    Este "conflito" entre o Sensei Jaime e a FNK-P em nada dignifica o karaté nacional.
    Não conheço pessoalmente o Sensei Jaime, o que sei é por outros karatecas e todos me falam bem! Devo confessar ter a melhor impressão dele, até porque sei tratar-se um dos melhores mestres de karaté. Não é por acaso que formou outros bons mestres!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas tuas palavras.
    Apenas pretendo acrescentar que tudo aquilo que exprimi acerca da homologação da graduação do Kyoshi Jaime Pereira se aplica, na íntegra, a outros reputados Senseis, dos mais variados estilos (Sensei Peté obviamente incluído!!!) cujas graduações são únicas no panorama nacional e, como tal, não podem ser avaliadas por ninguém...Há que, tão somente, homologá-las …
    Um abraço e votos de muito sucesso para a tua Associação!
    Rafael

    ResponderEliminar