terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Idade no Karaté

Ao ver uns vídeos de karaté na net reparei num especial. Especial para mim! Porque mostra o verdadeiro potencial da arte da mão vazia, poder treinar até à véspera da nossa passagem para outra dimensão…

Ao ver praticantes com mais de 74 anos de idade, sabendo eu haver muitos deles com várias dezenas de anos de treino, a competir e a mostrar tamanho vigor, deixa-me estupefacto.

Nos desportos, de uma forma geral, não é possível tal proeza. Mais, eu já assisti ao campeonato da JKA para “veteranos” e o escalão mais emblemático é o de maior idade, não estou certo mas penso ser o mais de 75 anos (!), aquele em que todo o pavilhão pára para ver.

Este é outro valor das artes marciais, o respeito e a valorização dos mais velhos. Nos desportos, então nos colectivos, nada disso se passa, pelo contrário! Os jovens, em algumas dessas modalidades, ao tomarem consciência de algumas das suas capacidades, colocam-se no centro do mundo e passam a desprezar, por acharem serem os melhores, os mais velhos e muitas vezes os próprios treinadores!

Com o avançar da idade o corpo vai perdendo algum vigor, mas o conhecimento marcial aumenta sempre e um compensa, não propriamente na mesma proporção, o outro.

Mas o importante é crescermos dentro dos valores fundamentais do budo. O respeito e o reconhecimento dos mais experientes são cruciais e deve ser sempre visto como uma vantagem.

Vale a pena ver este vídeo e fazer uma reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário