sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bem sei que todos nós estamos cansados de ver este vídeo, devido à sua massiva exibição em todas as televisões mundiais e em quase todos sites e blogues.

Aparentemente este vídeo não te nada a ver com o karaté. Mas para mim tem, e muito!

Da mesma forma que aquele público e júris fizeram uma avaliação baseada em valores errados (aparência física, vestuário, beleza, etc) e foram completamente surpreendidos, muitos de nós ao enfrentarmos os nossos adversário fazemos os mesmos juízos de valores e somos subjugados!

Tal como milhões de pessoas estavam completamente erradas em relação à Susan Boyle, também nós, em muitos casos, enganamo-nos em relação aos nossos oponentes e sofremos grandes derrotas (aqui falo, sobretudo, das psicológicas).

Não nos podemos fiar na aparência dos outros e muito menos subestimar quem vamos defrontar! Costuma-se dizer, não subestimes para não seres subestimado.

Por vezes, tanto em kata como em kumité, já temos no nosso pensamento a vitória, baseada apenas na visão superficial, e erradíssima (!), de quem está à nossa frente.

Não podemos cometer este tipo de erro, julgar as pessoas pela sua aparência exterior. Temos, e isso sim, de enfrentar, sempre, os nossos adversários com o máximo de prudência e fundamentar a nossa atitude mental em valores concretos.

Por outro lado, devemos seguir o exemplo desta escocesa e tentar viver os nossos sonhos. Por vezes faltamos a actividades do karaté (mas também da nossa vida em geral) porque não temos a coragem de quebrar as barreiras existentes na nossa mente.

Infelizmente, para quem percebe pouco de inglês – como é o meu caso, não consegui incorporar o vídeo legendado em português, mas procurem no Youtube Susan Boyle legendado.

Sempre que vejo estas imagens, e já as vi milhentas vezes, sinto-me emocionado…

Vejam, vale a pena, pois trata-se de uma grande lição para todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário