sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Karaté falha Olímpicos



Ainda não foi desta que o karaté se tornou modalidade olímpica…

No decorrer desta semana recebi informação, divulgada pela Rossane Garcia e oriunda do Sensei Jaime Sequeira Pereira, que, o karaté estava na eminência de tornar-se olímpico.

Pois é, o Sensei Jaime tinha razão quando disse que, a votação da Associação Internacional de Imprensa Desportiva (AIPS) é meramente indicativa. Ficou o bom presságio do karaté integrar a lista das modalidades olímpicas, depois da AIPS tem votado nesse sentido, mas esta associação não tem, com muita pena nossa, qualquer peso na escolha do Comité Olímpico.

O karaté foi preterido a favor golfe e râguebi 7. Não era fácil concorrer com o golfe, quando já foi olímpico em 1900 e 1904 (Paris e St. Louis) e, por exemplo, tem uma das maiores figuras do desporto mundial, o norte-americano Tiger Woods, afirmar querer competir nos jogos de 2016.

Assim, o Comité Olímpico Internacional vai propor, à Assembleia Geral, o golfe e râguebi 7 para integrarem os jogos de 2016.

Também o pugilismo feminino vai integrar, já em 2012 (!), a lista. Desta forma o pugilismo deixa de ser a única modalidade de verão destinada só aos homens.

Os outros desportos ainda não incluídos, para além do karaté, são o softball, squash, patins em linha e o basebol.

Já agora adianto que ainda não foi escolhida a cidade organizadora. Os Jogos Olímpicos têm uma particularidade, são realizados numa cidade e não num país. Os candidatos são Rio de Janeiro (Brasil), Baku (Azerbaijão), Chicago (EUA), Doha (Qatar – o nome deste país aparece escrito de 4 formas diferentes…), Madrid (Espanha), Praga (Republica Checa) e Tokyo (Japão). Pessoalmente gostava de Madrid, pela nossa proximidade, ou Tokyo, pela afinidade pessoal à cidade.

Em 2012 os Jogos Olímpicos vão realizar-se em Londres (Inglaterra).

2 comentários:

  1. Olimpico seria genial! Mas de qualquer das formas, karaté é karaté, desde que seja bem treinado e interpretado.
    OSS.

    ResponderEliminar
  2. Boas!!!
    Termos o karaté nos olímpicos seria "bom" porque iria fazer alguma "publicidade" e iria ganhar mais algum respeito das pessoas que o vêm só como porrada mas... o karaté que se iria praticar seria muito provavelmente o karaté de competição (mau karaté) e mesmo assim o tradicional iria perder com isso porque deixava de ser pancadaria par ser uma modalidade olímpica mas nunca uma ARTE.

    ResponderEliminar