
Abril 2009, instrutores JKA-Portugal no Honbo Dojo da JKA durante o Gasshuku
Em cima: Sensei's Reinaldo Rodrigues, João Cardiga, Peté Pacheco, António Pula e Jordão
Em baixo: Sensei's João Rosa, Bruno, José Ilharco, Liliana Madaleno e Nuno
E chegámos ao fim de mais uma época! Como o tempo voou!
É agora tempo de fazer uma reflexão e um balanço de tudo, dos acontecimentos bons e maus. Só assim se podem corrigir erros e avançar mais forte.
Abrimos, em fase “experimental”, o dojo de Monte Real. Passados estes meses todos podemos afirmar ter sido uma boa experiência e um sucesso, ainda que relativo! Neste dojo só inscrevemos 30 praticantes na ASKP, mas alguns, por terem iniciado os treinos já muito tarde, optámos retardar a sua legalização e aguardar por Setembro de 2010. Recordo que naquela vila houve, durante vários anos, um centro de karaté e a população local ficou muito mal impressionada com a arte, pois os instrutores da altura deixaram muito a desejar, mas isso são outras conversas para serem discutidas noutros locais… Contudo, importantes praticantes adultos voltaram a treinar e tornaram-se a coluna vertebral do centro, caso da Andreia Sobreiro, Christelle Nascimento, Joaquim, João Cordeiro, Rute Pereira, Stéphanie Nascimento, Tiago Pires.
Em Leiria (ARDOG), foi o ano zero. A mudança do BH para os Outeiros da Gândara trouxe-nos, numa fase inicial, alguns dissabores, mas o tempo veio dar-nos razão e foi uma aposta ganha! O número de praticantes aumentou, o grupo regenerou-se, tornou-se muito mais forte e unido. A vinda de vários colegas de outros centros foi uma mais-valia, pois são excelentes karatecas e com grande dinamismo, caso do Diogo Ribeiro, João Paulo, Lénea Valentim e Nuno Pires.
As aulas com o Sensei Pula, última sexta-feira do mês, tornaram-se pontos de encontro de todos os interessados em treinar karaté JKA, independentemente da sua cor associativa. O pavilhão chega a ser pequeno para tantos praticantes. Nestas aulas, a ajudar o Sensei Pula, estiveram sempre presentes outros importantes instrutores nacionais, caso dos Sensei’s Reinaldo Rodrigues, José Ilharco, Alexandre Cabrita e Hugo Gato.
Realizámos, a 20 de Junho, o estágio. Apesar de terem faltado muitos praticantes dos nossos centros, mais de 30 (!), ainda assim o pavilhão dos Pousos teve cerca de 170 karatecas!
A nível competitivo foi o melhor ano de sempre, com a Andreia Sobreiro, Andrew Leão, Bruno Henriques, Guilherme Ferreira, Lénea Valentim, Luís Alves, Rute Pereira e Stéphanie Nascimento a subirem ao pódio em provas da FNK-P, JKA e ASKP.
Os praticantes mais antigos atingiram graduações avançadas confirmando estarem em excelente forma, caso do Christelle Nascimento, Filipe Monteiro, João Cordeiro, Jorge Gaspar, Luís Alves, Stéphanie Nascimento e Ângelo Xavier.
Ganhámos 3 novos instrutores, cheios de energia e super motivados, Diogo Ribeiro, Lénea Valentim e Stéphanie Nascimento. Outros estão a dar passos fortes nesse sentido.
A nível pessoal foi um ano francamente positivo. Mais uma vez marquei presença no curso de instrutores no Honbo Dojo da JKA – Japão, tornei-me árbitro da Liga de Shotokan e terminei o curso de 3 anos da JKA-Portugal com a letra E a instrutor/examinador/árbitro.
Graças ao Sensei José Ilharco, os centros de Leiria/Marinha Grande/Monte Real tornaram-se irmãos gémeos da Covilhã/Belmonte/Unhais da Serra. Os nossos agradecimentos ao Mestre Ilharco por tudo o que tem feito por nós!
Não posso deixar de passar em branco o total empenhamento e dedicação do meu grande amigo e mestre João Rosa! Sem ele todo este trabalho não teria estes excelentes resultados.