quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Balanço de 2009/2010

A época 2009/2010 terminou. Com a finalização de mais este ano é hora de deitar contas à vida e fazer uma reflexão e ver o que correu bem e mal e, com esse juízo, preparar a próxima temporada.

Vou centrar-me, mas de forma resumida, apenas ao karaté da ARDOG, o qual conheço profundamente.

Abrimos o centro das Cortes que foi modesto mas positivo e, acima de tudo, credível. Lá tivemos cerca de 20 praticantes, na maioria praticantes sem qualquer experiência. Um factor de realce foi encontrarmos mais uma auxiliar na instrução – a Rita Gaspar. Um aspecto negativo é não haver muitos adultos a treinar. Um outro, e preocupante, são as fracas condições do local onde estamos.

Monte Real foi uma agradável surpresa. Depois da implementação (2008/2009), esta época consolidou a nossa presença naquela Vila. Tivemos mais de 40 praticantes e a aula dos adultos está cheia de praticantes! A sombra dos antigos instrutores de karaté que ali passaram já é assunto do passado e agora já todos nos conhecem e sabem qual o nosso propósito! Infelizmente, em relação ao ano anterior, perdemos, por várias razões, importantes praticantes, nomeadamente a Andreia, a Beatriz, o Duarte e a Rute. Continuamos a treinar num local pouco agradável, com fracas condições para o karaté. Lamentavelmente não aceitaram a nossa proposta de revitalização da Casa do Povo… Paciência, melhores dias viram!

Leiria voltou a crescer, às vezes, acreditem, fico assustado. Estamos repletos de gente boa e o sucesso devesse essencialmente ao excelente grupo de colegas e pais. Recebemos muita gente nova, cheia de vontade e de capacidades, que prometem um futuro promissor. Em relação à outra época perdemos pouca gente, mas destaco a paragem da Marisa e do Sérgio. Melhorámos o dojo, que tornou-se um espaço mais apropriado à nossa arte. Fizemos o Kagami Biraki, com a presença, entre outros, do nosso Instrutor-Chefe – Sensei Peté. O Sensei Pula ministrou mais de uma dezena de treinos, com a presença em cada uma das classes de mais de 60 praticantes (!). Claro que houve factores menos bons. Os balneários ainda não estão satisfatórios, o chão do dojo precisa agora de reparação rápida, há questões de secretaria que precisam de urgente modificação, necessitamos formar mais instrutores.

Em suma

Destaco do lado positivo: (1) Obteção de excelentes resultados no campo competitivo, com vários competidores de todos os escalões a subirem aos pódios. (2) Obtenção de sucesso, de muitas dezenas de praticantes, nos rigorosos exames de graduação da ASKP. (3) Colaboração de forma empenhada com o Centro da Marinha Grande ("dojo irmão") na realização do estágio nacional, que foi fantástico e juntou duzentos e muitos praticantes.

Saliento no lado negativo: (1) A falta de condições dos dojos para a prática do karaté. (2) A falta de treinos específicos, nomeadamente de competição e de graduados.

Os mais de 150 praticantes que durante esta época estiveram connosco fazem-nos agora trabalhar mais e melhor, colocando os objectivos mais além.

Muito obrigado a todos. Oss!

8 comentários:

  1. Devo dizer que esta deverá ser sempre a época que me lembrarei mais, por ser aquela em que comecei a praticar karaté.

    Ainda parece ter sido ontem que andava à procura de uma arte marcial que me agradasse para praticar em Leiria.

    Melhor do que aquilo que consegui experiênciar ao longo deste ano parece impossível.

    Que venham mais e melhores épocas.

    OSS!!

    ResponderEliminar
  2. Todos esperamos por isso, mais e melhor.
    Com a equipa que temos, à qual pertences, parece-me possível.

    ResponderEliminar
  3. bom, esta epoca para mim, foi extremamente frustante, culpa dos meus problemas fisicos... ainda por cima tinha grandes expectativas, como participar nos regionais, torneio 25 Abril, e em estagios, como o da covilha, e obviamente o nosso estagio nacional em Maio... tenho de admitir que houve alturas em que me senti encurralado, e sem maneira de dar a volta por cima, e voltar a conseguir treinar sem limitaçoes, nem ter de abandonar treinos a meio.
    por isso, nao considero que tenha sido uma epoca feliz para mim.
    No entanto, foi excelente ver o grupo crescer, receber novos membros, e o nossos senseis terem sido tao bem recebidos no japao, o que é algo que nos enche de orgulho!
    concluindo, sem ser a nivel pessoal, a epoca foi muito boa! E a nivel pessoal, melhorou muito bem no fim, visto que estou de volta, e aparentemente, sem muitas limitações... faz tudo parte da vida!

    ResponderEliminar
  4. Estou certo que a tua lesão te fez crescer, e muito!
    O teu regresso cheio de força veio reforçar e animar todo o grupo.
    Muito obrigado pela tua entrega total ao karaté.
    Oss!

    ResponderEliminar
  5. Amigo Jordão,
    Em Setembro passado, Eu, a treinar karaté, Ah,Ah,Ah…, ninguém acreditava, nem eu, Eh,Eh…
    No entanto, no inicio desse mês, no final do treino do meu filho, disseste-me, “sábado trazes o fato de treino e vens treinar connosco”, como eu não sou de atirar a toalha ao chão e nunca rejeito um bom desafio, lá fui eu, “ assim com há flores todas as estações, há loucuras em todas as idades”, é verdade que o dia seguinte foi complicado, mas continuo, pelo menos enquanto as mazelas acumuladas com a vida me deixarem, “ quem mais não dá, porque mais não pode, a mais não é obrigado”. Tive o prazer de conviver com pessoas do karaté dentro e fora dos Dojos, e sem dúvida é sempre agradável. Em relação a Monte Real, dizes «Continuamos a treinar num local pouco agradável, com fracas condições para o karaté» concordo plenamente, tem que haver uma alternativa.
    Segunda-feira se puder, estaremos no estágio de verão do Centro de karaté da Marinha Grande, incansáveis …
    Boas ferias para quem esta de ferias,
    Bom trabalho para quem esta a trabalhar,
    Bom karaté para quem pode treinar…
    OSS…
    Carlos Pedrosa

    ResponderEliminar
  6. Carlos.
    És um trunfo do nosso karaté. E não falo apenas de Monte Real!
    Quanto à alternativa do local onde treinamos... A ver vamos, como dizia o cego.
    Obrigado pelo teu comentário e por tudo o que tens feito por nós.
    Oss!

    ResponderEliminar
  7. A todos

    Muito me agrado por estar nestas duas classes (Marinha e Leiria) que afinal são só uma e ver tamanho companheirismo entre todos.
    Agradeço ao Sensei Jordão pela sua dedicação ao Karate e ao Sensei João pela sua paciência.
    Para o ano e certo que estarei mais vezes convosco. Um abraço a todos!!

    Hélio Almeida

    ResponderEliminar
  8. Hélio.

    És a nossa grande aposta para 2010/2011!
    Todos nós, nas mais variantes vertentes, te reconhecemos enormes qualidades. Estamos convictos que este próximo ano vais voltar a mostrar todo o teu potencial.
    Oss!

    ResponderEliminar