domingo, 27 de dezembro de 2009

Gasshuku 2010


A JKA-Portugal está a preparar mais uma viagem ao Hombo Dojo da JKA, em Tokyo, Japão.

Anualmente, vários instrutores portugueses filiados à JKA, deslocam-se à terra do sol nascente para ali frequentarem o curso de instrutores da primavera, denominado gasshuku.

É das acções mais importantes do Hombo Dojo, onde reúne mais de 350 membros de muitos países e alguns dos mais importantes Mestres mundiais espalhados pelo mundo.

Neste estágio fazem-se exames de graduação, no mínimo, para 6º Dan. Também é uma oportunidade de obter graduação enquanto instrutor, examinador e árbitro (letras D, C, B e A).

Durante 4 dias, na Escola Mãe da JKA, responsáveis técnicos pelo karaté em Portugal recebem ensinamentos dos mais importantes Sensei’s Japoneses e partilham experiências com colegas dos 5 continentes.

Por se tratar de uma formação de extrema importância, a Associação Shotokan KaratéDo – Portugal (ASKP) subsidia 4 dos seus instrutores responsáveis por dojos, dois a 100% e dois a 50%. Nesta próxima viagem, do nosso país, devem ir cerca de 15 karatecas.

Há, por esse mundo fora, responsáveis de associações que organização viagens destas, tirando proveito monetário para si. Neste caso, e apesar de dar bastante trabalho e responsabilidade, a JKA-Portugal e os seus responsáveis fazem-no gratuitamente!

No foto vemos os 11 membros da JKA-Portugal que participaram no Gasshuku 2009. Em cima da esquerda para a direita: Os sensei's Reinaldo Rodrigues, João Cardiga, Peté Pacheco e António Pula, e Jordão. Em baixo da esquerda para a direita: João Rosa, Bruno, Sensei José Ilharco, Liliana Madaleno e Nuno.

1 comentário:

  1. EXTRAORDINÁRIO ACONTECIMENTO!!
    UMA VIAGEM EXCELENTE!
    A VIAGEM QUE MAIS GOSTAVA DE PODER PARTICIPAR!
    LEVARIA MUITA VONTADE DE ESTAR, FAZER E APRENDER, TRAZENDO MUITO BONS MOMENTOS E RECORDAÇÕES!
    UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS PRATICANTES.
    OSS!

    ResponderEliminar