quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Atingir o Shodan


Há uns tempos, li um artigo do Sensei Richard Kim e, desde então, penso nesse assunto regularmente. Ele levantava uma questão muito pertinente. No karaté, quanto tempo é necessário para formar um cinto negro?

O Sensei Richard foi mais longe e comparou, a nível de tempo, a formação de um shodan aos astronautas da NASA! É que a NASA não precisa de tanto tempo, quanto nós, para lançar alguém no espaço…

Em algumas pesquisas efectuadas por mim, comecei a dar atenção aos tempos de exame de alguns grandes mestres. Constatei então que, na generalidade, demoraram cerca de 2 anos a chegar ao 1º nível! Alguns, com esta constatação vêm com um falso argumento, eles lá no Japão treinavam muitas horas por dia, todos os dias da semana, com muita dureza. Puro engano!

Mas não pensem que hoje, na terra do sol nascente, é diferente. Um praticante normal, aqui falo daquelas pessoas que treinam duas/ três vezes por semana, precisa dois anos para chegar a 1º dan.

Mas nós, os ocidentais, somos mais papistas que o Papa! Temos de treinar 10-12 anos para atingir o kuro obi!

3 comentários:

  1. Boas Jordão!
    Caro amigo, desta vez discordo contigo!! 2 anos para se alcançar o cinto negro?! Qualquer dia é uma corrida de 100 metros e viramos todos velocistas! parece-me exagerado. Diz-se que a NASA demora menos tempo a formar astronautas, e depois? achas que ser um bom astronauta é mais exigente do que ser um bom karateca? E, para além disso, os que se candidatam junto da NASA para serem astronautas já têm toda uma preparação que lhes custou muitos e longos anos... Ser 1º DAN é como entrar para a Universidade, e os Kyus são os anos escolares anteriores ao Ensino Superior. Quantos anos demora a formar um licenciado? 4/5 anos? Falso! demora 12 anos de Escola mais os 4 ou 5 anos do curso. Total: 17 anos! Como Instrutor, consegues pôr um adulto que treine 3 vezes por semana, no nível Shodan em 2 anos? Eu não! Eu, como Instrutor, demoro 3 anos a pôr alguém (e não me refiro a crianças de 5/6/7 anos...)que treine 2/3 vezes por semana, ao nível de Castanho (3º Kyu). E penso que sejam necessários mais 3 anos para Shodan. Ou seja, 6 anos. Em 2 anos não consigo! Outros que o façam...

    ResponderEliminar
  2. Amigo Jordão, só estou a comentar o teu artigo, por ter lido o comentário do Carlos Camelo.
    Não quero com isto criticar o Carlos, que tem a sua opinião que eu muito respeito.
    Mas estou completamente de acordo contigo, não pode nem deve haver comparação com o estudo.
    Se nós temos 50 alunos, entre eles há sempre um que se sobressai. Porque é que o devemos castigar e faze-lo andar ao mesmo ritmo que os demais?
    Assim se perdem grandes praticantes.
    Não me refiro a praticantes com pouca idade, mas aos que tem mais de 16 anos.
    Tanto o Sensei Peté como o Sensei Pula ou qualquer um dos Instrutores do Conselho Técnico, tem conhecimentos suficientes para dizerem se o praticante merece ou não subir de graduação mais rapidamente (da mesma maneira que tem conhecimento para os reprovar).
    Penso que isso seria um incentivo para os outros praticantes se dedicarem mais ao treino.
    Hoje o que mais se vê é praticantes dedicarem-se ao treino pouco antes do exame ou do campeonato.
    Se não houve-se a obrigatoriedade do tempo para subida de graduação, talvez eles se dedicassem com mais afinco.
    Esta é a minha modesta opinião.
    Para todos os Karatecas, um grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Estou muito contente por saber que há diferentes pontos de vista!
    De uma forma geral acho que, nós, no ocidente, demoramos muito tempo a graduar os praticantes em shodan. Não digo que 2 anos são suficientes! Mas, na munha opinião, 12 anos são demais...
    Neste artigo não falo de mim, daquele ou do outro.
    Nós, a JKA, temos a sorte em ter a experiência do Sensei Peté, que sabe modera este conflito de visão (ocidente/oriente). Nem todos têm a mesma sorte...

    ResponderEliminar