Hoje, escrevo sobre um excelente mestre japonês, ao qual tenho a maior consideração e estima. Sobre ele já fiz imensas referências, mas até então ainda não tinha estado próximo dele. Trata-se do Sensei Naka, do Honbu Dojo da JKA, que participou nos filmes Kuro Obi e High Kick Girl.
Devo confessar que estou encantado com o karaté dele, decididamente diferente (!), e com as suas características pessoais.
Este ano, com um pouco de atrevimento, pedi a um dos seus assistentes para frequentar o dojo dele. Senti de imediato a abertura em para poder treinar com ele!
O dojo do Sensei Naka fica no centro de Tokyo, Myogadani, num dojo de judo de uma escola equiparada ao nosso 2º ciclo.
Sempre ouvi falar do karaté budo. Já fiz, e continuo a fazer, aulas com muito espírito marcial, mas ali, com ele, tudo é diferente! Aliás, muito diferente!
As aulas estão sempre cheias, com praticantes mais velhos e, presumo, tão ou mais graduados que o próprio Sensei Naka. A qualidade dos treinos é extraordinária, com muito detalhe e dando valor aos pequenos pormenores. Vai muito além, vai à essência.
Há uma aula destinadas as crianças, que antecede a classe dos adultos. Vê-lo ali no meio daquela criançada toda, e são mesmo muitos, é uma experiência e tanto. Não é fácil explicar a alegria que ele transmite aos miúdos e é, com esse mesmo espírito, que os vimos a dar duro nas aulas.
Tem, até porque há muita gente ali a dar “o litro”, um grupo de instrutores assistentes de luxo. Só vou falar dos 3 que conheço e, como acabei de referir, são, enquanto instrutores, um verdadeiro luxo. São eles os Sensei’s Okuma, Shimizu e Nakayama. Todos eles têm o curso de instrutores do Honbu Dojo da JKA e todos leccionam ou leccionaram lá. O Sensei Okuma está em franca ascensão, é solicitado por muitos países e, por exemplo, este ano foi ao médio oriente onde ministrou cursos. O Sensei Shimizu é um dos campeões de kumité, com um palmarés fabuloso (dentro e fora da JKA), e esteve recentemente no Gasshuku da Hungria.
O Sensei Naka é um mestre muito especial. Com ele conseguimos entender o karaté de outra forma.
Sem comentários:
Enviar um comentário