segunda-feira, 21 de junho de 2010

Posted by Picasa


Durante a minha ainda curta vida de karateca, apenas 21 anos de prática, ouvi falar de muito poucos mestres. Mestres no verdadeiro e profundo sentido da palavra! Mas se ouvi falar de poucos mestres conheci ainda muitos menos!
Oiço, há relativamente pouco tempo, falar de um dos maiores mestres de todos os tempos, o Sensei Nakayama. Falam-me dele pessoas que treinaram e privaram com ele! Foi, de facto um dos principais marcos da história do karaté mundial!
Mas não é desse grande que hoje quero escrever.
Há uns anos atrás, muito poucos (!), tive a grande honra de conhecer o Sensei Ueki. Desde logo, e sei que bastantes pensam como eu, percebi tratar-se de alguém especial.
Nesta minha última viagem ao Japão tive o grande orgulho e honra de conhecer melhor o Instrutor-Chefe da JKA. Devo confessar que estou completamente rendido às suas qualidades em todas as áreas da sua vida!
É, sem sombra de dúvidas, um dos grandes mestres da actualidade. E como tal, está a fazer um trabalho profundo no karaté, neste caso na JKA. Com a sua forma calma e humilde, aos poucos e poucos está a alterar, para melhor, uma série de coisas.
Não tenho qualquer dúvida que a JKA vai ser forte como nunca! A nível técnico vamos, para contentamento de todos, voltar ao budo.
Os grandes homens vêem-se, não pelas grandes, mas sim, pelas pequenas coisas. O Sensei Ueki é pessoa de pormenor e faz toda a diferença quando comparado, se é que se pode comparar, com outros mestres.
Como disse não conheci o Sensei Nakayama. Mas, desculpem-me o atrevimento e não quero fazer comparações, parece que temos entre nós outro grande mestre de karaté!
No início de 2011 vamos ter a honra de receber o Sensei Ueki no nosso país! A JKA-Portugal está a preparar esse importante estágio.

1 comentário:

  1. Só de ler este teu comentário, que mais posso eu dizer??
    Apenas que.......não há palavras!!

    Osssssssss....

    Luis Claudio

    ResponderEliminar