Cada nova associação de karaté que surge pode ter interpretações diferentes.
Uns dizem ser mais uma fractura na nossa arte, com mais uma separação.
Outros, e eu prefiro ver por este prisma, vêm com um rejuvenescer do karaté.
Pessoalmente sou a favor das mudanças, quando para melhor, claro! Viver em rotinas, sem implementar nada de novo, sem aperfeiçoar, melhorar e crescer, não vale a pena. Quando estamos estagnados, a viver do passado, estamos destinados ao fracasso.
Quando o espírito de uma associação anda morno e não há quem aqueça os ânimos o melhor mesmo abanar a estrutura. Mas muitos abanões consecutivos levam a fracturas e acabam por sair grupos de praticantes e instrutores. As facções, como em tudo na vida, tem aspectos positivos, os que ficam obrigam-se a melhorar, os dissidentes vão esforçar-se por não cometer os mesmos erros.
Mas na maioria dos casos isto é teoria. Quase sempre quem sai de uma estrutura e forma uma nova associação acaba por praticar os mesmos erros… Mas há sempre a esperança que assim não seja!
Tudo isto para dizer que, no nosso pequeno país, há mais uma organização, a Kaizendo Associação de Karaté (KAK). Devo confessar ser composta por karatecas muito sérios e excelentes praticantes! Desejo-lhes as maiores felicidades neste mundo cada vez mais difícil de trabalhar, onde o lugar dos bons é, a cada dia que passa, mais pequeno. Devido há própria formação dos instrutores da KAK e á proximidade dos dojos da KAK, em relação àqueles onde estou, espero, e não tenho dúvidas, ter uma excelente relação.
Mais informações em www.kak-kaizendo.blogspot.com
Sem comentários:
Enviar um comentário