sábado, 5 de março de 2011

Lesões

A prática do karaté é essencialmente uma actividade física. Não é uma actividade física qualquer, pois inclui muitos outros factores.
Quando no nosso caminho surgem lesões e limitações de ordem física acabamos sempre por, mentalmente, quebrar. Aqui não retrato constipações, otites e males desse género. Refiro-me, por exemplo, a lesões musculares e articulares, aquelas que nos fazem mesmo sofrer e mexem com o nosso íntimo.
Ora, temos de estar preparados para a sua chegada. A questão não é saber se nos vai acontecer, mas, e isso sim, quando nos vai calhar.
Quando elas nos atormentam, temos de ter a força necessária para as combater. Desistir e lamentar-mos o sucedido não serve de nada! Temos de lutar contra todas as nossas limitações, pois elas, as lesões, são parte integrante do nosso caminho. A via a percorrer é penosa e nela estão tantas dificuldades deste género.
O karaté não um jogging pelo relvado de um parque numa tarde de primavera. O karaté é um caminho de auto-conhecimento, sem sofrimento não há glória. Como diz o Sensei Tanaka: “No pain, no game”.

2 comentários:

  1. Faço tuas as minhas palavras grande Jordan!
    Continua a escrever no teu blog pois precisamos dele cada vez mais activo, não deixes apagar a chama do "blog". Acreditamos em ti! Faz força! Qualquer coisa, estaremos cá para te ajudar.
    Sensei Tanaka disse e muito bem, tem que haver sofrimento para obtermos a vitória ou o gozo que sempre temos ao praticarmos e pensarmos fazer KARATÉ!
    É um orgulho muito grande ver um aluno ou colega de treino/dojo a alcançar uma nova graduação, sobretudo se ele esteve lesionado, fatigado com o trabalho ou super atarefado com trabalhos de escola ou com incompatibilidades horárias e/ou familiares, mas que apesar das difuculdades nunca baixou os braços e foi sempre à luta de um caminho em que a vitória dos nossos objectivos superou o sofrimento das dificuldades envolvidas.
    Lesões físicas como por exemplo os problemas de joelhos devem ser detectados a tempo e serem resolvidas o mais depresse possível para que se consiga mais cedo ou mais tarde o nosso objetivo.
    Abraços marciais e desportivos -» OSS! :)

    ResponderEliminar
  2. Amigo jordão ja te enviei as fotos recebes-te
    oss

    Tiago do Ginasio clube do sul

    ResponderEliminar