domingo, 27 de março de 2011

Kyusho


Nas artes marciais japonesas existem uma “espécie” de disciplinas, como são o caso do kihon, kumité e kata.


Mas também há quem veja o bunkai e o kyusho como partes obrigatórias e integrantes das artes guerreiras. Sobre o kyusho quero tecer mais algumas considerações. O seu estudo e treino especializado é um excelente complemento ao karaté. Nele encontramos muitas respostas a tantas dúvidas que temos. Conseguimos desvendar alguns mistérios e solucionar várias questões que nos vão surgindo na prática diária da nossa arte. É que, o kyusho, é transversal às artes marciais. Quando temos a sorte de o aprofundar em relação ao karaté rapidamente entendemos vários aspectos e passamos a ter uma visão muito mais abrangente. Agora não pensem que faz milagres. Atenção! É um complemento! Tal como tantas outras actividades o são. Mas, como tudo na vida, não são só rosas. Pessoalmente acho os preços praticados um absurdo! Completamente desfasado da nossa realidade económica…

No próximo dia 09 de Abril, na ARDOG, vamos ter uma sessão de kyusho. Sinceramente vai ser uma mais valia e mais uma excelente oportunidade para entendermos o karaté.

4 comentários:

  1. Para saberem mais sobre o Kyusho Leiria, visitem a nossa página no facebook:
    Kyusho Leiria

    Para saberem mais sobre o treino de dia 9 de Abril, vejam o evento criado com todos os detalhes, incluindo preços, horários e local de treino:
    Treino dia 9 de Abril do Kyusho Leiria

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo,
    O Kyusho só faz sentido como complemento (para mim), para aceder aos "pontos" é necessário dominar as ferramentas e essas ferramentas são desenvolvidas através do treino.

    Quanto aos valores, acredita que sou dos poucos que faz pressão para o reajuste à nossa realidade.

    Um abraço
    J

    ResponderEliminar
  3. Kyusho é mesmo um excelente complemento, embora não tenha de facto a certeza se vou ou não à primeira aula/sessão/treino que irá decorrer dia 9 de Abril, pois posso estar de serviço. No entanto considero afirmativamente tudo o que foi dito e acho mesmo que deviamos ter mais acesso na nossa arte que é o Karaté a este mundo fantástico que é sem dúvida, o KYUSHO! Seja K.Jitsu, seja o que for, o bom praticante deve tentar experimentar e pensar se depois vale mesmo a pena seguir este novo caminho e poder evoluir e crescer enquanto artista ou desportista marcial, como eu lhe chamo!
    OSS!:)

    ResponderEliminar
  4. Caso estejam interessados em participar dia 9,é só aparecer! Caso tenham alguma duvida podem contactar-me:
    Telemóvel: 917354700
    E-mail: nunoatpires@gmail.com

    ResponderEliminar