sábado, 20 de março de 2010

Defesa Pessoal

O karaté é uma arte de defesa pessoal! Esta é uma das principais definições da nossa arte.

Com o prática regular do karaté ficamos aptos a defender-nos e a defender os outros.

Por incrível que pareça muitos de nós não nos apercebemos da grande variedade de técnicas que podemos aplicar à defesa pessoal. Temos um leque enorme de técnicas que podemos adaptar às várias profissões de risco, como é o exemplo das forças de segurança.

Mas se assim é, qual a razão do karaté estar afastado das disciplinas de defesa pessoal das forças armadas e policiais?

Bem, a mim parece-me que a razão está nos nossos antepassados e pela nossa própria forma de estar na sociedade.

Quando estive em cumprimento do serviço militar, e por ter frequentado uma “tropa especial”, tive judo e boxe. Mais tarde, durante a minha formação profissional, voltei a ter defesa pessoal, baseada no judo. Passados mais uns anos, fiz um curso militar de educação física e os desportos de combate eram o judo, boxe e defesa pessoal (baseado no judo). Actualmente o judo, boxe e ju-jitsu (derivado do judo) continuam a ser a base da defesa pessoal.

Pelo que sei, o judo implementou-se em Portugal com uma enorme peso e a razão principal foi o Sensei Koboyashi ter vindo viver para o nosso país e terem conseguido, a nível mundial, manterem-se sempre unidos! Ao contrário, o karaté nunca enviou para Portugal um mestre e a própria arte separou-se, numa primeira fase pelos estilos e mais tarde, dentro dos próprios estilos, pela criação de inúmeras associações. O judo não, esteve, e continua a estar (!) unido. Outra grande vantagem do judo é ser olímpico! Vejam a cobertura jornalística dos campeonatos deles. Grande parte da população conhece os seus campeões enquanto que os campeões de karaté são ilustres desconhecidos para a generalidade dos portugueses…

O boxe, pelo mediatismo televisivo americano, implementou-se em Portugal e soube aproveitar esse facto e entrou no meio militar.

É uma pena não estarmos implementados no meio militar e policial, pois o karaté tem, seguramente, muito mais opções de defesa pessoal.

Todos temos alguma responsabilidade e, a cada dia que passa, surgem mais oportunidade de mostrar as nossas valências.

Sem comentários:

Enviar um comentário