domingo, 28 de março de 2010

Campeonato Regional Centro Norte

Este fim-de-semana foi a conclusão das fases regionais no campeonato nacional de infantis, iniciados e juvenis da Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P).

Vou escrever sobre o regional do centro norte, que decorreu em Trancoso.

Mas antes de iniciar a minha opinião, que vale o que vale (!), quero tecer uma breve consideração. Durante bastante tempo acompanhava as críticas a este tipo de campeonato, feito por alguns colegas karatecas. Lia sempre comentários depreciativos, com interpretações muito desfasadas daquilo que eu via. Naquela altura não compreendia tanto atrito com as organizações da FNK-P. Hoje compreendo, política!...

Sobre esta fase regional tenho bastantes factores a destacar. Todos positivos!

Começo pelo excelente pavilhão, cheio de luz natural, com boa acústica, temperatura ideal para a competição, balneários modernos e lugares para todos os assistentes.

A organização esteve ao melhor nível. Entre muitas outras coisas destaco o cumprimento dos horários, a instalação de sistema de som, a divisão física da área de competição do restante pavilhão e a entrega de diplomas de participação a todos os competidores (!).

Registo com grande agrado a presença, mais uma vez (!), do Presidente do Conselho de Arbitragem, Sensei Joaquim Fernandes, e do Presidente da FNK-P, Sensei João Salgado. A presença deles dá outra importância a este tipo de prova. Também o Seleccionador Regional, Sensei Rui Diz, marcou presença e sempre bem perto dos tatamis.

Não me apercebi de problemas com a arbitragem! Claro que, os olhos dos instrutores e familiares gostavam de resultados diferentes, mas os árbitros, pelo que vi, estiveram muito bem.

Muito boa gente arranja mil e uma desculpas para não aparecer nos campeonatos federativos. Sinceramente não chutem desculpas para a federação, pois, a nível das provas, está a trabalhar bastante bem! Quem falta a estas provas, tem, e isso sim, de assumir as razões próprias para não ir! Estar presente dá trabalho? Muito! É um grande esforço? É! Mas ver a rapaziada a participar dá um prazer enorme. Aquilo é pão para a boca deles.

Não sei números exactos, mas estiveram uns 300 competidores em prova!

Por último quero salientar o excelente comportamento dos competidores de Leiria e Monte Real. Pela primeira vez, nestes escalões, vamos marcar presença no Campeonato Nacional!

4 comentários:

  1. Quero deixar aqui, os meus parabens aos nossos "meninos" pela coragem em participar. Para mim, estão todos no podio

    oss

    ResponderEliminar
  2. Como em tudo na vida, a primeira vez é sempre a mais difícil. Houve muitas emoções fortes nos pequenos corações daquelas crianças. Como pai partilhei essas emoções.
    Estão todas de parabéns.
    Obrigado Sensei Jordão.
    Oss.
    Carlos

    ResponderEliminar
  3. Muito sinceramente adorei ver a nossa malta. Todos, sem excepção, portaram-se muito bem!

    ResponderEliminar
  4. Sensei Jordão, obrigado pela critica construtiva deste evento, estou totalmente de acordo consigo, toda a gente fala mas fazer é que não.Oss

    Karate Shotokan Trancoso
    Sensei Eduardo Rafael

    ResponderEliminar