quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sensei Taiji Kase

Sensei Kase em Abril de 1998

Na minha, ainda, curta vida de karateca tive a grande honra de receber ensinamentos de grandes mestres de karaté, que faço questão de os recordar.


Durante vários anos, cerca de 12, treinei karaté no Centro Shotokan KarateDo de Leiria (CSKL), que estava filiado numa associação nacional (penso que UPKS – penso ter sido extinta) com ligações ao Grande Mestre Taiji Kase.

Foi dos instrutores que mais me marcou e com ele treinei bastantes vezes e em vários locais em Portugal (Alverca, Aveiro, Cantanhede (?), Fátima, Leiria, Pombal) e na Europa (Espanha e França).

O Sensei Kasé nasceu em 1929 e faleceu em 2004 com a graduação de 9º Dan. Em 1944, depois de ter lido o livro Karaté-Do Kyohan, foi à procura do karaté e conheceu o Sensei Gichin Funakoshi, que o aceitou como aluno! Mais tarde ingressou na JKA e dela tornou-se instrutor, sendo “enviado” mais tarde para a Europa, com o intuito de difundir a arte. Em 1989 criou a sua própria organização e manteve uma ligação muito forte com o nosso país.

Durante a sua vida praticou Judo, Kendo e Aikido. Conheceu pessoalmente o fundador do Aikido, Sensei Morihei Ueshiba!

Recordo este grande mestre com muita saudade, pois tive o prazer de o conhecer fora dos treinos e receber ensinamentos dele numa fase especial da minha vida de karateca.

Se há pessoa que nunca se cansou de praticar o bem não tenho qualquer dúvida que foi o Sensei Kase.

4 comentários:

  1. VIVA colegas / amigos!
    De modo algum podia deixar de enaltecer este artigo relativamente ao seu conteúdo tão significativo à minha pessoa. Fui a imensos estágios de Sensei Kase e a sua presença simpática e super carismática deixava-me sempre espantado com a sua energia inexplicável! Atingiu a elevada graduação que atingiu graças ao seu forte magnitismo interior, toda a sua energia concentrada num só toque, num só movimento, a importância do momento de impacto,os ensinamentos perfeitos da verdadeira e real «técnica», enfim...um verdadeiro karateca,foi um instrutor que me ensinou mesmo muito!
    Recordo com muita saudade os seus estágios tão especiais para mim.
    No meu quarto tenho artigos e fotografias minhas com este espantoso Sensei. Tal como os imensos estágios em que participei com o seu "braço direito", o tão ilustre Sensei Dirk.
    Infelizmente, e tendo muita pena, existem demasiadas organizações neste ceio do "mundo karaté"!
    Sensei Kase marcou-me muito, possívelmente o que mais me cativava naquela altura!Ele era de facto, único! Porque possuía algo misteriosamente forte, a sua energia magnificiente, a sua atitude, simpatia...,sempre me deixavam a pensar imenso e durante muitos dias após cada estágio que leccionava, por via do C.S.K.L. sim. Já agora, falar desse centro é também falar do(meu) passado e de referir que foi nele que iniciei a prática do Karaté-Do e a quem agradeço porque também foi onde cresci, apreendi alguns saberes e fui aprendendo imensas formas de pensar e estar, e claro está, de chegar às minhas próprias conclusões. Mas deixa-se de parte este assunto para já...
    Lembro-me perfeitamente de estar em 2004, cheagr ao Dojo C.S.K.L. e receber a triste notícia de que o Sensei Kase teria falecido nesse dia, e querendo ou não, senti-me de facto, triste porque o Sensei Kase foi um grande Homem no "meu Karaté" e de muitos certamente.Sempre o considerei, uma pessoa bondosa,um senhor muito grande que nos instruia muito com as suas atitudes e ensinamenos em todos os seus estágios de Karaté.
    Espero que descanse em paz este querido Sensei, o meu muito obrigado a todas as pessoas que me tornaram possível o recebimento dos seus preciosos ensinamentos.
    OSS.

    ResponderEliminar
  2. Um pequeno aparte em relação a essa foto acima exposta,é muito possível que também tenha participado nesse estágio em Abril de 1998 e estar em plena fase para me graduar 3ºKyu. Uma fase que foi das mais importantes para mim, na minha muitíssimo curta, vida de karateka ou praticante.
    Sensei Kase uma vez mais espalhando simpatia por todo o lado por onde andava, sempre senti que ela nutria um sentimento muito querido por "nós"(Portugueses/Leirienses).Mas nã, ele deveria de ser mesmo assim tão porreiro, uma pessoa querida, bondosa, amável mesmo. Sorria sempre com um ar mesmo muito bem-disposto.
    Saudades de Sensei Kase.
    OSS.

    ResponderEliminar
  3. Sim!!
    concordo contigo, Sensei Kase foi e será sempre uma referência no mundo do karaté, tive a honra de ter sido ele a fazer-me os exames para 1º e 2º dan e fui a vários estágios com ele.
    dentro e fora do dojo uma pessoa 10 estrelas

    ResponderEliminar
  4. Eu também gostava muito de Sensei Kase mas não é preciso endeusar o homem, até porque nós não o conhecia-mos assim também como pessoa embora na verdade ele parecia sempre ser uma boa pessoa. Como Mestre não há dúvida mas repito não há necessidade de exagerar. saudações para todos os karatecas.

    ResponderEliminar