domingo, 20 de setembro de 2009

Coragem

Coragem - Yuuki

Ontem, em Monte Real, e à semelhança dos nossos outros dojos, iniciou-se na prática do karaté outro adulto com idade a rondar os 40 anos.

No final da aula fiquei a pensar o que pode levar uma pessoa já madura, com a vida já organizada e pai de família, a procurar a nossa arte marcial.

Tinha sido muito mais fácil perguntar às pessoas com mais, por exemplo, de 40 anos, a razão que os levou a treinar. Mas estou certo de uma coisa, não me sabiam responder, limitavam-se a encolher os ombros e a sorrir. Por vezes não temos razões concretas para justificar algumas opções da nossa vida, deixamo-nos levar por algo acima de nós.

Mas estou certo do seguinte: independentemente daquilo que nos guia até ao dojo, e tem de haver uma força qualquer, todos nós temos de ter uma boa dose de coragem!

Coragem para partir do zero e começar uma escalada interminável. Uma coragem enorme para nos sujeitarmo-nos às muitas e duras provas do karaté. Uma grande coragem que nos fará abdicar de tantos prazeres em prol do desconhecido.

A nossa vida, por si só, é uma prova constante. Mas no quotidiano podemos evitar, fugir, alterar, adiar muitos factores e desafios. No karaté, não! Em cada aula, estágio, exame há provas às quais não podemos virar as costas.

Mas a nossa escola de karaté, a JKA, é isso mesmo, uma escola! Onde nos ensinam a não virar as costas aos desafios. E por vezes há cada um… Onde aprendemos a confrontarmo-nos anos próprios. E nunca nos podemos esquecer que os nossos piores adversários somos nós próprios!

Parabéns a todos os novos corajosos!

1 comentário:

  1. pois é... eu tenho 51 anos, sou mulher, iniciei o ano passado e penso não abandonar... a qualidade das aulas, a formação(tbem humana) dos professores, o ambiente proporcionado por um leque tão variado de praticantes, fazem com que este karaté tenha uma qualidade inigualavel: a correcção da postura, a adaptação dos exercicios respiratórios ao movimento, a disciplina e a estrura das aulas, depois... acho uma delicia, lutarmos sem armas, cujo adversário é o amigo para treinarmos o auto-controle, depois... temos a vantagem de treinar em dojos diferentes em horarios diferentes com amigos diferentes, com a mesma filosofia,k o faz um desporto economico, sentimos uma energia muito positiva e centripeta... acho que deveria integrar o desporto escolar publico. BEM HAJAM. Obrigada.violeta

    ResponderEliminar