terça-feira, 1 de setembro de 2009

Eleições no Japão

Futuro primeiro-ministro Yukio Hatoyama

Uma grande parte de nós, praticantes de artes marciais japonesas, tem uma afinidade com o país do sol nascente.

Nihon ou Nippon, como se chama o Japão por lá (Ni – sol e hon – nascente), está em franca mudança social e política. No fim-de-semana passado, aconteceu algo que, há bem pouco tempo era impensável, a alteração do partido político do governo!

Durante 54 anos (!), desde 1955, o Partido Liberal Democrata chefiou os governos, mas os nipónicos, ao fim destes anos todos, decidiram alterar o partido do governo e agora surgiu o Partido Democrata do Japão à frente do país.

Não é fácil justificar um partido político, num país livre e democrático, estar 54 consecutivos à frente de uma nação. Mas no Japão tudo é diferente!

Mas o mundo está em mudança, até o nosso querido Japão. Só não vê estas mudanças quem não quer ou quem não as quer ver. Temos de aceitar este facto de uma vez por todas.

Também nós, os karatecas, é à semelhança da terra do sol nascente, somos diferentes. Mas esse facto não nos abriga a ficar parados no tempo, pelo contrário! Temos, e devemos, ir ao encontro da evolução, só assim vamos conseguir levar a nossa mensagem cada vez a mais gente.

Agora estou curioso em saber que mudanças vão ser implementadas e as consequências para as artes marciais, em especial para o karaté.

Sem comentários:

Enviar um comentário