quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Início da Época

Fábula da Cigarra e da Formiga

E a época 2009-2010 começou!

Ontem, em Monte Real, uma boa parte dos praticantes do ano anterior apareceram e juntaram-se a nós mais alguns colegas (na aula das crianças). Entre as duas classes fomos 22, excelente para primeiro dia de trabalho!

Ainda ontem, na Marinha Grande um grande início de ano! O pessoal apareceu e juntou-se um bom grupo em torno do Sensei João Rosa

Hoje, em Leiria, o dojo esteve bem composto, com 17 crianças a treinar e uns 20 adultos (esqueci-me de contar os presentes…).

Amanhã começamos nas Cortes, onde esperamos, por ser o primeiro ano, um início muito modesto.

O início da época é sempre um momento cheio de emoções, onde se renovam os planos para o ano e se começa a colocar em marcha o plano anual.

Depois da pausa do Verão, aproveitado quase a 100% em prol do karaté, sabe bem voltar a ver os colegas de treino e verificar o regresso da maioria dos praticantes.

A vida de instrutor e responsável por um dojo de karaté assemelha-se à história da formiga. É trabalhar arduamente num pequeno período de tempo (mês de Agosto), para ter um Inverno mais tranquilo. Nesta fase do ano temos o planeamento da temporada, preparação de estágios, divulgação da nossa actividade, contactos com inúmeras pessoas ligadas a nós, reparação e limpeza dos dojos, etc. Mas há outra grande preocupação: treinar! Se durante grande parte do ano não conseguimos treinar assiduamente, só nos resta fazê-lo quando a maioria dos colegas estão de férias.

Recordo que, há uns anos atrás, as férias de Verão, incluindo as do karaté, eram longas, muito longas. Agora são 3-4 semanas! Muito pouco tempo para tanta coisa!... Mas vale bem a pena o esforço!

Mas voltando à história da cigarra e da formiga. No decorrer do ano aparecem por aí umas “cigarras” chateadas por verem algumas formigas com a casa cheia e eles, que estiveram de papo para o ar na praia e a beber uns drinks à noite, com pouca gente no dojo. Mas como bons portugueses que são arranjam excelentes desculpas e fortes críticas às formigas.

Não vou esconder de ninguém, espero, e desejo, que este ano seja de confirmação e consolidação do trabalho efectuado ao longo destes anos. Oss!

Sem comentários:

Enviar um comentário