domingo, 13 de setembro de 2009

Sensei Hidetaka Nishiyama


Não sei bem há quantos fiz um estágio com o Sensei Hidetaka Nishiyama, mas já passaram mais de 12 anos, acho que na altura era 4º kyu (cinto vermelho).

Na altura os telemóveis e internet não estavam vulgarizados e a pouca informação sobre actividades do karaté chegavam pelo correio e depois passavam de boca em boca. Realizavam-se muitos estágios sem o conhecimento da malta da província, mas de vez em quando lá sabíamos de alguma coisa. Também estou consciente que muita gente vivia, e alguns ainda continuam a viver (!...), de costas voltadas com o resto do karaté, e cortavam os canais de comunicação, privando possíveis interessados em participar em eventos.

Mas a determinada altura soube de um estágio em Braga, com um grande mestre, o Sensei Nishiyama.

Não consegui arranjar companhia e lá fui sozinho até ao norte, onde fui presenteado com excelentes treinos e apercebi-me, mais uma vez, da grandeza do karaté. Mas fiquei mais impressionado com aquele grande instrutor, cuja simpatia e forma de abordar a arte era realmente diferente.

Esteve realmente perto de todos e contagiou os presentes com uma vontade enorme de aprender e treinar karaté.

Não sou nada bom a recordar factos e momentos e para, ainda hoje, ter a imagem do Sensei Nishiyama, é porque era alguém realmente extraordinário.

Nasceu em Tokyo, a 10 de Outubro de 1928 e aos 5 anos de idade começou a treinar Kendo com o seu pai, um influente mestre daquela arte. Aos 10 anos iniciou-se no Judo, mas em 1943 ingressa no Karaté e tornou-se aluno do Sensei Gichin Funakoshi, tendo ajudado a fundar a JKA, onde se tornou um importante instrutor. Faleceu a 07 de Novembro de 2008.

Sem comentários:

Enviar um comentário