segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Redes Sociais

As redes sociais vieram para ficar. Com elas as pessoas estão interligadas e as notícias correm a uma velocidade super rápida.

Presumo que neste momento o Facebook lidera o ranking das redes sociais, com milhões de pessoas associadas.

Felizmente é mais um excelente instrumento de trabalho do karaté. Através do Facebook a valiosa informação chega a um largo leque de pessoas, muitas das quais acaba por descobrir a magia da nossa arte.

As notícias correm mundo e os eventos passam a ser do conhecimento de todos. Agora ninguém pode alegar o desconhecimento, só não sabe quem não quer mesmo saber.

O Karaté de Leiria tem a sorte de ter um colega que, para além de ser um excelente praticante, tem a paciência e a sabedoria para gerir um perfil naquela rede.

Já existe um grupo considerável de colegas karatecas, de várias origens do karaté, que não dispensa aquele perfil e todos contribuem para o enorme sucesso.

Aqui fica: www.facebook.com/karateleiria

4 comentários:

  1. No meu entendimento sobre o Facebook, para alem de abrir as nossas portas para quem está de fora, e não conhecia o nosso grupo ou o karaté em geral, abre muitas portas para a união do nosso grupo, permitindo a partilha de fotografias com colegas praticantes, amigos e familiares, fotografias tiradas por outras pessoas que seriam difíceis de obter, ou pelo menos não tão facilmente como é vê-las no Facebook onde quer que haja um computador com internet.

    Foi essa a razão inicial pelo qual o perfil Karaté Leiria foi criado.

    No entanto desde Novembro, data de criação do perfil, vários eventos foram organizados através do facebook (como o torneio de Bowling), outros foram publicitados (vários estágios regionais/nacionais). Esta maneira acessível de divulgação torna o Facebook numa ferramenta muito interessante para todos os praticantes do grupo (e de outros grupos), pois permite ir obter informações sobre eventos, estágios, etc, muito facilmente. E também permite tirar duvidas ou pedir mais informações, de uma maneira directa e rápida caso esteja alguém informado online, ou indirecta através de mensagens.
    Ainda a acrescentar a estes atributos tem o facto de se colocar artigos do nosso Blog e filmes sobre o karaté, levando os praticantes mais novos (e mais velhos também) a descobrir as nossas origens, histórias fantásticas da cultura que seguimos, explicações de situações correntes dentro de um dojo, que por vezes as fazemos, mas nem sempre sabemos o significado integral do que fazemos.

    Em conclusão: Acredito que o Facebook (usado correctamente) é um instrumento interessantíssimo para o desenvolvimento de um grupo de karaté como o nosso, tanto a nível de espírito de grupo, como de espírito marcial, e de conhecimento sobre a nossa arte.
    Espero que quem o tem consultado goste do trabalho lá feito, e que participe, comentando e trazendo artigos/fotos/filmes/etc relevantes sobre o nosso karaté, tornando o perfil cada vez mais rico e interessante!

    Para quem não tem facebook... Sinceramente (Tiago e Cheila Pires estão a rirem-se neste momento :)) só comecei a usar o facebook 1 semana antes de ter criado o perfil do Karaté Leiria. Sempre achei o facebook mais uma coisa para os miúdos perderem tempo, sem grande utilidade. Como certamente já perceberam, mudei de opinião no espaço de uma semana... ;)

    ResponderEliminar
  2. Karate Shotokan Trancoso22 de fevereiro de 2011 às 00:19

    É verdade é um grande instrumento na comunicação e no Karate é espectacular, consegue-se conhecer karatecas de todo o mundo.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que as Redes Sociais vierem modificar o modo como acedemos, recebemos e divulgamos informação. Trata-se de um modo de liberalizar a informação, aproximar pessoas, informações e conteúdos. Mas por outro lado acarreta maior responsabilidade, na partilha e na iteração, exigindo também uma maior preparação e formação para lidar com tanta informação.
    Seguramente que as Redes Sociais serão um excelente modo de ajudar à divulgação da "Arte da Mão Vazia" - o Karaté.

    Vamos lá a partilhar!

    ResponderEliminar
  4. As redes sociais são um instrumento de comunicação e de divulgação extremamente importante... uma forma simples de divulgar eventos e de forma a atingir muita gente que de outra forma não teriam acesso a essa informação... Podemos conhecer mais gente de todo o mundo com coisas em comum com todos nós.

    ResponderEliminar