sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Sensei Cardiga

O Sensei Cardiga a dar uma aula em 1976!

Faz hoje uma semana que recebemos o Sensei Cardiga no dojo de Leiria.

Este Mestre de Karaté é o Instrutor-Chefe de uma importante associação, a Associação Nacional de Artes Marciais (ANAM) e Instrutor da JKA. Tem um vasto conjunto de excelentes instrutores e já formou grandes competidores.

Deslocou-se a Leiria para conversarmos sobre o estágio com o Sensei Ogura, já em Novembro. Nós, abusadores como somos (!), cravámos o Sensei Cardiga para dar a segunda aula. Devo dizer que foi uma excelente aula! Simplesmente genial!

Mas se eu sou suspeito de falar dele, porque tenho uma imensa consideração e estima por ele, os praticantes de Leiria, que a maioria não o conhecia, expressaram uma enorme satisfação por terem treinado com ele. Todos fizeram excelentes comentários à sua aula, ao seu karaté, à sua condição física e à sua forma de estar. Curiosamente, e apesar do dojo estar bem composto, a aula teve pouca gente para a importância do momento.

Quero agradecer publicamente o grande empenhamento do Sensei Cardiga no referido estágio. Faço questão de salientar que, nós, ARDOG, somos os interessados no sucesso do seminário, mas ele disponibilizou-se de imediato a vir ao nosso encontro e ajudar na realização do evento. Fê-lo às suas custas e sem outras intenções! Acreditem, não é todos os dias que assistimos a alguém a tomar este tipo de iniciativa! Mais uma vez muito obrigado!

4 comentários:

  1. Podia dizer muita coisa, mas só digo que adorei a organização da sua aula. Focou pormenores muito importantes para qualquer praticante, espero voltar a encontrá-lo e ele ter vindo cá só pode provar que é uma pessoa muito boa! Tem a sabedoria, esperiência e formação suficiente para nós podermos evoluir ao seu lado com a sua boa vontade!

    OSS!

    ResponderEliminar
  2. Foi sem duvida um excelente treino! Ficamos todos muito impressionados com o Sensei Cardiga!
    Espero (e o resto da malta também, de certeza) ter outras oportunidades para treinar com o Sensei Cardiga! :)

    ResponderEliminar
  3. Muitas palavras se têm dito sobre o Sensei João Cardiga e a Associação Nacional de Artes Marciais. Palavras que para nós que treinamos com ele todos os dias não são novidade.
    Mas para quem não conhece o nosso Sensei, quando falamos da sua humildade e da forma "descomplicada" com que vive o karaté, e faz viver, e divulga o karaté shotokan, provavelmente até pensarão que estamos a exagerar. Mas não, o Sensei Cardiga é exactamente aquilo que dizemos dele: o nosso Mestre, um grande amigo de todos os seus alunos e dos alunos dos instrutores que ele ajudou a formar como pessoas e karatecas ao longo de cerca de 30 anos.

    No meu caso particular, que o acompanho apenas há cerca de 2 anos, e já tinha passado por não sei quantos mestres, este homem marcou-me muito como meu instrutor de karaté e principalmente com amigo.

    Bem haja Sensei!
    OSS!

    ResponderEliminar
  4. António Bento.

    Não sou aluno do Sensei Cardiga, e por isso não sou a pessoa mais habilitada para falar dele nesse campo.
    Agora como colega e amigo, fico sem palavras para o descrever. É realmente alguém muito além!
    Às vezes dou por mim a trata-lo como meu intímo, coisa que faço com muito pouca gente. Em certas ocasiões fico embaraçado na presença dele, pois desce cá a baixo e fica ao nosso nível.
    Ele é, de facto, muito, muito especial!

    Em Leiria, com apenas uma aula que deu, formou um grupo de admiradores!

    António obrigado pelo teu comentário.

    ResponderEliminar