domingo, 26 de setembro de 2010

Curso da JKA-Portugal

Ontem, em Alverca, decorreu mais uma acção de formação da JKA-Portugal.

Na verdade, trataram-se de duas formações diferentes. Uma para dotar instrutores de habilitação em instrutor/examinador/árbitro, outra, para formar formadores.

.

Não esperei ver tanta gente no curso. Apesar de não ter contado os presentes, estimo que de manhã estava um grupo com quase 50 e à tarde, para formador, uns 30!

O Sensei Peté salientou um facto relevante que, de facto, é digno de registo. Haver já instrutores qualificados a frequentarem o curso. É que, a abertura de tal curso aos já formados, permite uma constante actualização.

Apesar da presença do Instrutor-Chefe em ambos os cursos, de manhã, coube ao Sensei Pula ministrar as aulas. Devo dizer que foi simplesmente genial! Com um nível muito alto!

.

Quero agora tecer um comentário ao curso de formadores.

Devo dizer que foi extremamente enriquecedor e fiquei agradavelmente surpreso com a participação dos presentes.

De uma forma geral associamos colegas à qualidade de praticante e competidores, mas não temos muitas oportunidades de os ver a dar aulas. Nesta acção todos nós escolhemos um tema e fomos para a frente da “plateia” e tivemos de ensinar. Claro que a pressão é diferente das simples aulas do dia-a-dia, é que estamos a ser avaliados e estamos perante um grupo de instrutores, muitos deles com 30 anos de ensino e dedicação ao karaté!

Outro aspecto foi trabalhar em grupo. Pouca gente sabe desenvolver trabalhos em grupo, mas ontem, devido ao enorme empenhamento de todos, foi uma tarefa simples. Nunca tinha visto nada assim, todos super esforçados e entregues de corpo e alma ao tema proposto.

Estou ciente que este curso de formação de formadores vai tornar-se uma referência no karaté nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário