quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Karaté fora do Dojo


Na semana passada, na companhia dos Sensei Ilharco e João Rosa, fui treinar ao Hoitsugan.

Falar da aula é repetir o que já escrevi várias vezes, pois a qualidade das classes ministradas pelo Sensei Peté são, de facto, fabulosas!

Depois do treino fomos jantar com o Sensei Peté e o Sensei Norberto (do Algarve). À mesa estivemos a falar de assuntos extremamente importantes.

Quero partilhar com todos um sentimento meu, é que, na minha opinião, muitas das vezes as grandes lições do karaté são colhidas fora do dojo.

Poder “privar” com um grande mestre, como é o caso do Sensei Peté, é ter acesso ao karaté profundo, muito além daquela parte física. Percebemos, se tivermos capacidade para isso, os fundamentos valores da nossa arte.

No nosso percurso de karatecas, tão importante como praticar é conviver, partilhar, ouvir e discutir a arte. Esses momentos, por mim vividos intensamente, mostram-nos outras perspectivas e visões mais abrangentes do karaté.

1 comentário:

  1. Sim, de facto tens toda a razão grande Jordão! Só espero conviver ainda muitos e bons anos tanto com este grande mestre como com alguns que considero serem muito importantes no meu caminho enquanto praticante que adora com muita força o Karate-do!
    Por vezes pode ainda haver karatecas que não tenham a mínima noção do que é treinar e aprender karaté (dentro e fora do Dojo) com o Sensei Peté, porque estar com este homem é sem dúvida estar na fonte da verdadeira sabedoria, e poder colher a qualidade e não a quantidade! Algo mesmo muito profundo, este Sensei vai a raíz, sim, vai à essência do que penso, acredito e quero no meu caminho. São mesmo preciosos os seus ensinamentos, a sua filosofia e forma de estar fazem com que a sua humildade e sabedoria contagiem todos aqueles que como eu, vivem e respiram karaté todos os segundos ao longo do seu dia.
    Sensei Pula fica para uma próxima abordagem, também um excelente mestre e mais não digo, para quem ainda não o conhece, está a perder outro excelente exemplo do que é ser karateca de valor!

    OSS!

    ResponderEliminar