terça-feira, 6 de outubro de 2009

Trabalhar em Equipa


Quando vi este vídeo pela primeira vez relacionei-o, de imediato, com as características dos instrutores de karaté, não fosse eu, como a maioria de vocês, estar sempre a pensar na nossa arte…

Neste excelente trabalho musical, há um aspecto em tudo idêntico às nossas vidas de karateca. O facto de o nosso valor individual, independentemente de ser melhor ou pior, não nos leva a lado nenhum. Desculpem estar sempre a tocar neste assunto, mas, para mim, a união de todos é crucial.

Aqueles verdadeiros artistas (os do vídeo), anónimos e sós, ainda que tenham um bom valor individual, só são notícia pelo trabalho em grupo, e aí sim, o seu tributo à arte torna-se grandioso e com um nível bem alto. Ou seja, ao actuarmos de forma isolada não conseguimos, ao contrário do que muita gente pensa, alcançar patamares de excelência. Mas se sobre este assunto estou “careca” de escrever, há um outro intimamente relacionado, sobre o qual quero escrever umas palavras, a função do “maestro”.

Conseguir colocar em perfeito funcionamento uma equipa não é tarefa fácil e é aí que se distinguem os grandes homens, no karaté, os grandes mestres. Juntar os iguais é fácil, agora, juntar os diferentes e arranjar espaço para todos é tarefa ao alcance de muito poucos. Saber aproveitar as diferenças de cada um, fazê-los crescer, enquanto diferentes, e integrá-los num grupo é realmente um trabalho para poucos.

Este vídeo, com aquele maestro, mostra-nos, mais uma vez, que vale a pena trabalhar em equipa sob a orientação de um grande mestre.

Já agora, se puderem tenham atenção à letra da música…

Os nossos antepassados diziam, forte é o rei que faz forte fraca gente.

1 comentário:

  1. Sim, o som são compressões e rarefacções da atmosfera. Um bom som é aquele que é de facto, agradável ao nossos ouvidos, ou seja, não nos magoa os ouvidos e soa muito bem, alterando e provocando os mais diversos estados de espírito. Para mim, este som é KARATÉ-DO.
    A música é uma mera organização de sons. Eu gostei desta música, é uma música excelente! Para mim, esta música e por esta lógica, é KARATÉ-DO. Adorei o texto que escreveste e o pensamento ideológico (a união faz a FORÇA)que transmitiste.
    Se o Karaté for a minha religião, então o meu Deus será Gichin Funakoshi, esse sim foi um homem super FORTE e inteligente, deixando um testemunho grandioso, Gichin para mim é um mestre intemporal, omnisciente e é um mestre de Karaté muito nobre! Um mestre, um professor muito sábio ou não tivesse sido ele o fundador do estilo SHOTOKAN no KaratéDo.
    KaratéDo é a melhor Arte Marcial do universo. Esta música é excelente e equiparo-a à grande beleza desta arte, com harmonia, força e magnificiente.
    Obrigado a todos os Sensei´s de KaratéDo porque este é um mundo verdadeiramente fantástico, desde que
    o caminho se reja pelo aperfeiçoamento do corpo e mente, para o BEM. Isto é o que nos oferece o Karaté e isso é do melhor que há, não tenham dúvidas, porque nos faz sentir bem connosco próprios e com quem está do nosso lado e ao nosso lado.
    Sim, juntos seremos mais fortes, evoluiremos muito mais e faremos toda e qualquer diferença.
    OSS!

    ResponderEliminar