sexta-feira, 28 de maio de 2010

"Tocas-me no dogi..."

Hoje, durante o treino, recordei umas palavras que ouvi no Japão, proferidas por um amigo meu:

“Tocas-me no dogi, eu toco-te na pele. Tocas-me na pele, eu toco-te na vida!”

Nestas coisas do karaté costuma-mos aplicar o vejo provérbio do"olho por olho, dente por dente”. Nenhum de nós gosta de ficar para trás e quando alguém se estica, nós, assim que possível, retribuímos.

Este comportamento, quando devidamente enquadrado pode ser uma vantagem, pois obriga-nos a uma aplicação constante a nível técnico, táctico e físico.

Devemos, sempre, procurar a competição saudável. Se o fizermos, vamos, certamente, crescer eternamente e fazer amigos por todos os dojos onde passamos.

3 comentários:

  1. Caro amigo Carlos:

    É saudável ver alguém que prefere o Budo e a Arte Marcial apresentar a situação deste modo e reconhecer que, de facto, muitos vezes é pelo "olho por olho e dente por dente” que se vai.

    Mas quando isto acontece no Dojo a "competição saudável" não é "arbitrada" o que leva a duas situações: um leva na pele outro leva na vida. A arbitragem é "feita pelo Mestre" e este pode solucionar o caso do que leva na pele (ou do que lhe deu) mas não soluciona o caso do que levou "na vida".

    Quando isto acontece no Dojo, ou o prevaricador é castigado ou abandona o Dojo e a prática.

    Na competição desportiva as regras estão lá para se cumprirem, para serem cumpridas e para serem julgados os prevaricadores.

    Apesar da competição trazer muitos malefícios ao desporto, neste caso - pele por pele ou vida por vida - o desporto leva vantagem à "Arte Marcial".

    Um tema de facto para reflectirmos...

    Grande Abraço

    Armando Inocentes

    ResponderEliminar
  2. Sensei Armando.
    Acho o seu ponto de vista interessante, tenho como em consideração, mas não concordo que o desporto leve vantagem à arte marcial.
    Quanto mais vejo, e eu vou lá (!), o karaté desporto, mais gosto do budo. São mundos muito diferentes.

    ResponderEliminar
  3. Caro amigo José (peço desculpa pelo engano no nome no post anterior!):

    São mundos diferentes, por isso tema para reflectirmos...

    Por serem diferentes cada um terá as suas virtudes e os seus defeitos. Mas não concordo com o "olho por olho e dente por dente”.

    Até porque na maioria dos desportos, o treinador sai e os praticantes continuam. Na "arte marcial" o praticante sai mas o "mestre" é sempre o mesmo...

    Mais para reflectirmos...

    Um abraço

    Armando Inocentes

    ResponderEliminar