Em 1996, na Universidade de Parma, Itália, 3 neurocientistas fizeram uma grande descoberta em primatas, os neurónios espelhos, também conhecidos por células-espelho.
Mas se esta descoberta em macacos foi surpreendente, uma pesquisa mais recente deixou a comunidade científica estupefacta, nós, os seres humanos, temos o mesmo tipo de neurónios muito mais perspicazes, flexíveis e altamente evoluídos!
A característica principal destas células é que imita o comportamento de outro animal como se estivesse ele próprio a realizar essa acção! Ou seja, para o cérebro estar a fazer, ver ou imaginar é exactamente a mesma coisa! Surpresos? Também fiquei…
Mais, o cérebro humano tem múltiplos sistemas de neurónios espelho especializados em executar e compreender não apenas as acções dos outros, mas também suas intenções. Rizzolatti, um dos neurocientistas, afirma que "os neurónios espelho permitem-nos captar a mente dos outros não por meio do raciocínio conceitual, mas pela simulação directa. Sentindo e não pensando."!
Nós, no karaté, estamos sempre a insistir num facto determinante, devemos permanecer concentrados nos olhos do nosso adversário, pois através dos seus olhos, com o tempo e treino, vamos sentir as suas intenções e prever as suas acções. Estes estudos vêm dar-nos razão, por isso, e como os nossos antepassados nos ensinaram, devemos saber lutar com os olhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário