Na semana passada, entre os dias 15 e 17 (de quinta a sábado), em Portimão realizou-se o Treino de Elite de Karaté.
Tive a oportunidade de estar presente nos dois primeiros dias, faltei no sábado pois tinha treino de instrutores da ASKP, ao qual não podia faltar! Gostei muito da formação, essencialmente dos formadores, e por isso vou escrever 3 artigos sobre o que vi.
Integrada no curso de treinadores nível III abriram, e em boa hora o fizeram, a outros treinadores nacionais. Escolheram dois excelentes formadores, os Sensei’s António Oliva e Pierluigi Aschieri. Mestres com profundos conhecimentos de karaté e, essencialmente, de karaté científico, coisa rara ainda nos nossos dias. São verdadeiros investigadores e não deixam nada ao acaso.
Mais uma vez o Presidente da Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNK-P) esteve presente na cerimónia de abertura, o que muito me apraz registar (!), e o Sensei Abel Figueiredo esteve ao seu melhor nível, com intervenções oportunas e esclarecedoras.
Mas, e aqui houve uns quantos mas, vou ter de fazer umas críticas. A formação teve lugar num pavilhão velho e sem condições. As aulas teóricas foram no “ringue”, sem material de apoio, condições acústicas, conforto e os balneários em fracas condições. O Sensei Oliva escreveu numas folhas de papel agarradas ao resto de um painel publicitário…É claro que, com aquele pavilhão tinham de reduzir as vagas dos formandos (um grande erro).
Na minha opinião a cidade que recebeu a formação não foi bem escolhida. Com formadores desta qualidade a FNK-P devia ter aproveitado para os “rentabilizar” e tentar ter mais treinadores. Uma cidade no centro do país teria levado muito mais gente.
Na promoção do evento falavam em dar preferência aos treinadores nível II, depois os nível I, etc. Na verdade tiveram de aceitar praticantes 6º kyu’s (cintos verdes)!
Uma formação destas e não recebemos qualquer material de apoio, absolutamente nada!
Sem comentários:
Enviar um comentário