Hakama é um tipo de vestuário tradicional japonês, que cobre a parte inferior do corpo e se assemelha a uma saia longa.
Começou a ser usado pelos samurais, quando montavam a cavalo e necessitavam de protecção para as pernas. Como no Japão era difícil arranjar cabedal, os samurais faziam essas protecções com um tecido forte e assim nasceu o hakama. Por terem sido os samurais a criar, esta vestimenta era, originalmente, masculina.
Com o passar do tempo, muitos samurais deixaram de andar a cavalo, contudo, e para se diferenciarem, continuaram a vestir aquela peça de vestuário. Ao usarem aquele tipo de saia larga, os seus movimentos de pés e pernas eram ocultados o que, em combate, era muito vantajoso.
Há dois tipos, um inteiriço (tipo saia) e outro como calça (o da equitação).
O hakama tem sete dobras profundas, duas atrás e cinco à frente, que representam as sete virtudes essenciais de um samurai (coragem, benevolência, justiça, cortesia, sinceridade, lealdade e honra).
Nos dias de hoje, na terra do sol nascente, são usados em situações extremamente formais, como a cerimónia do chá, casamentos, funerais, em templos xintoístas e por praticantes de algumas artes marciais.
Em Portugal alguns instrutores de karaté, quando fazem exames de graduação, usam o hakama. Mas também há quem, durante os exames, use os fatos japoneses de cerimónia.
Sem comentários:
Enviar um comentário